InternetData CenterAssinante

Animais abandonados em Balneário Rincão preocupam ONG

Este ano mais de 30 animais já foram adotados na cidade
Animais abandonados em Balneário Rincão preocupam ONG
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo
Por Rafaela Custódio Em 18/03/2019 às 11:29

A quantidade de animais abandonados em Balneário Rincão vem chamando a atenção dos moradores e veranistas. A Organização Protetora dos Animais de Balneário Rincão (OPA) tem buscado soluções, mas de acordo com a presidente Emiliana Duarte, a Mila, a situação está complicada. 

“Estamos enxugando gelo todos os dias. Fizemos feira de adoções, mas o número só aumenta. Estamos tentando trabalhar a conscientização das pessoas, porém, é difícil. Não conseguimos abrigar todos os bichinhos. A Prefeitura Municipal tem nos ajudado e muito com castração, vacinação, ração, mas continua difícil”, afirma. 

A presidente ressalta que as pessoas fazem da praia um depósito de animais. “As pessoas não procuram solucionar o problema e, sim, arrumar para outras cuidarem. Abandono é crime. É complicada a nossa situação”, relata. 

Mila comenta que a Prefeitura de Balneário Rincão ajuda com as castrações. “Nós castramos, mas nunca tem fim. As pessoas de outros municípios abandonam seus animais aqui e acreditam que precisamos resolver o problema, e não é assim. Falta respeito e, principalmente, conscientização”, declara. “Após a castração, os animais são soltos novamente nas ruas, porque não temos onde deixá-los. Eles são alimentados diariamente por pessoas que nos ajudam”, acrescenta.

Este ano já foi realizada uma feirinha de animais e mais de 30 foram adotados. “Conseguimos novos lares, mas logo em seguida tinha outros diversos nas ruas. Aí realmente não conseguimos trabalhar”, lembra.

Eventos para ajudar a ONG

A presidente da ONG lembra que são realizados eventos para arrecadação de dinheiro. “No próximo dia 14 de abril faremos um almoço. O cardápio será arroz a periquita feito pelo Chef Mingo. Os ingressos custam R$ 30,00. O evento será realizado no Centro Comunitário da Capela São Jorge, na Lagoa dos Esteves”, convida. As entradas para o evento poderão ser adquiridas na hora.

Leia mais sobre: