InternetData CenterAssinante

Acadêmicos ampliam bagagem de conhecimento na Arena Criativa da Satc

Iniciativa é organizada pelos Centros Acadêmicos da Faculdade Satc
Acadêmicos ampliam bagagem de conhecimento na Arena Criativa da Satc
Foto: Divulgação / Satc
Por Redação Engeplus Em 26/09/2019 às 08:36

Mais uma edição da Arena Criativa está trazendo muito conhecimento para os acadêmicos dos cursos de comunicação da Faculdade Satc. O evento, que iniciou na última segunda-feira, é organizado pelos Centros Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design. Com o tema “A liberdade que nos faz inovar”, a iniciativa reúne 27 atividades entre palestras, workshops, oficinas e atividades recreativas e segue até a próxima sexta-feira.

As palestras contam com atrações regionais e nacionais, com foco nas novidades que estão em alta no mundo da comunicação. Além disto, o evento propõe o contato com os profissionais que estão no mercado e observar a prática da teoria estudada em sala de aula.

De acordo com a acadêmica da 8ª fase de Design Gráfico, Marcela Martinez, o evento busca oferecer novos conhecimentos aos acadêmicos. “Para nós que estamos na sala de aula, a Arena é uma oportunidade de tratar tendências e assuntos que às vezes não tratamos na graduação”, comenta. “Além disso, os três cursos juntam os assuntos e isso aumenta a nossa bagagem de conhecimento”, completa.

Inspirações para o futuro e os seus processos criativos

A palestra “Arqueologia do Futuro” abriu a Arena Criativa de 2019. Ministrada pela Diretora da Formus | Movelaria + arte, Claudia Silvestre, trouxe o olhar de uma pesquisadora e observadora sobre as suas inspirações e o que está por vir nas produções artísticas. Entre os pontos tratados, estava abordagem do pensamento diferenciado e os vestígios encontrados no presente que servem como sementes e sinais para o futuro.

De acordo com a palestrante, as habilidades do olhar e a capacidade de cocriar cenários é uma fonte de esperança e inspiração para o futuro. “Não existe conteúdo inútil. As conexões não lineares criam coisas novas, em todas as áreas”, comentou. Cláudia fez também uma analogia sobre como os pensamentos prospectam experiências desde a semente, que é a concepção, até a criação de cenários e narrativas. “O futuro é plural, autêntico e inclusivo”, completou.

A noite de segunda-feira ainda contou com a palestra “O processo criativo na geração de conteúdo para o audiovisual”, ministrada por Flávio Roberto, da TAC Filmes. Jornalista formado, o palestrante seguiu na carreira da produção de videodocumentários e pôde passar um pouco da sua bagagem para os acadêmicos.

Produtor de conteúdo independente para canais de TV, animações, comercias, Roberto abordou como funciona o processo criativo em suas produções e como elas são realizadas. “O processo criativo é complexo. Cada pessoa tem o seu e cada projeto é diferente”, comentou.

Evolução da tecnologia aliada à comunicação

A terça-feira contou com a palestra Big data e Inteligência artificial na comunicação corporativa, com a professora e estrategista em comunicação Margareth Boarini. “Nós vivemos na era da assistência. Estamos na era de ‘você, eu e os robôs’”, afirmou. “Estamos desenvolvendo máquinas e computadores com a capacidade de imitar a inteligência humana e não dá para falar de Inteligência Artificial sem falar de dados e informação”, comentou.

A palestrante também abordou outros assuntos que estão em alta no meio da comunicação, como a análise predativa, Internet das coisas, cidades inteligentes, podcasts, comunicação corporativa, inteligência artificial, bots, storytelling, fake News, e deep fake.

O segundo dia de palestra também contou com a presença do diretor executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Carlos Henrique Carvalho, e dos acadêmicos curso de Engenharia da Computação. O evento segue até sexta-feira com oficinas e workshops.