InternetData CenterAssinante

A Psicopatologia da Vida Cotidiana é tema de palestra na Acic

A conferência acontece no próximo sábado, dia 3, na Associação Empresarial de Criciúma
Por Redação Em 01/08/2019 às 14:10

“A Psicopatologia da Vida Cotidiana – Dos esquecimentos as superstições. O que isso fala de nós mesmos?” será o tema do primeiro encontro promovido pelo “Enlace Freudiano: trabalho e transmissão”, com apoio da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A palestra acontece no próximo sábado, dia 3, das 10h às 12h e das 14h às 18 horas, na sede da Acic. O curso será proferida pelo psicanalista Leonardo Adalberto Francischelli.

“O objetivo é fazer uma discussão de como a linguagem dos seres humanos revela suas dores e sofrimentos, sem que o falante saiba disso. O tema ganha importância na contemporaneidade onde a comunicação pela sua rapidez com que aparece e desaparece tira o falante de ouvir o que diz e de sua consequência ao falar,” comenta uma das promotoras do evento”, a psicanalista Maria Cristina Carpes.

O tema da palestra é baseado em estudos no texto Freudiano “A Psicopatologia da Vida Cotidiana”. Neste encontro os participantes do Percurso Psicanalítico-Criciúma-Brasil e associados do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense apresentarão trabalhos, que são resultado dos encontros preparatórios sobre o tema.

“Freud ao escrever o livro que dá tema ao nosso evento vai estudar os esquecimentos, os lapsos, os equívocos e até mesmo as superstições como formas do inconsciente se pronunciar nesse estranhamento que sentimos quando nos enganamos ou não lembramos algo que queremos dizer. É nesta falha do dizer que o inconsciente se mostra,” conclui Maria.

Sobre o palestrante

Leonardo Adalberto Francischelli é membro titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, membro fundador do CEP de PA e autor dos livros: Amanhã, Psicanálise: O trabalho de colocar o tratamento no Paciente e Zugrunde Gehen – O Trabalho da Psicanálise.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.acicri.com.br. O investimento para profissionais é de R$ 100.  Mais informações pelo telefone 9 9955-7316.

Colaboração: Talita Lima - Deize Felisberto - Assessoria de Imprensa Acic