InternetData CenterAssinante

7ª Cocalfest: Idosos superam limites para participar da Olimpíada da Terceira Idade

Centenas de idosos e visitantes se reuniram no Centro de Eventos, no bairro Jardim Itália
7ª Cocalfest: Idosos superam limites para participar da Olimpíada da Terceira Idade
Foto: Divulgação
Por Redação Em 29/09/2019 às 15:13

A superação faz parte do cotidiano de cada desafio, e na 3ª Olimpíada Colonial de Cocal do Sul, não foi diferente. De um lado a torcida organizada
de cada grupo, do outro a expectativa e tensão para fazer tudo no melhor tempo, acerto e habilidade. Os idosos superam suas limitações e se
consagraram campeões. Assim foi o evento que integra a 7ª Cocalfest que reuniu na tarde desse sábado,dia 28, centenas de idosos e visitantes, no Centro de Eventos, no bairro Jardim Itália.

As equipes foram divididas em cores e os participantes disputaram a corrida de carriola (mulheres), arremesso de tora, arremesso do milho, bocha do 48, corrida do ovo na colher, prova da caneta, topeador, debulhando milho, provas da Bicicleta Retardatária e relâmpago.

Para a idosa de 78 anos, Zilma M. Floriano a atividade é um remédio para a terceira idade. “Esporte é vida. Isso tem que ter sempre. É fantástico viver essa integração, gritar, torcer, ganhar e perder. Tudo vale e tudo nos leva a felicidade”, afirmou. O prefeito Ademir Magagnin e a vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato também aceitaram o desafio e entre uma prova e outra realizaram o teste das atividades. “O evento é especial, motivador, alegre e contagiante. Haja energia, eles nos dão um banho de agilidade. Todos vibraram juntos e nossa terceira idade está de parabéns. Sem contar no que essa olimpíada representa. Além de ser esportiva, é cultural e resgata nossas origens. Um município precisa cada vez incentivar essas práticas e unir as pessoas para que participem e vivam a sua comunidade. Parabéns a toda equipe do esporte e da assistência social por esse belo evento”, ressaltaram.

A Olimpíada é uma realização do Governo Municipal por meio do Departamento Municipal de Esportes e secretarias de Assistência Social e Educação. As provas foram  conduzidas e organizadas pelos professores Mateus Cechinel, Jean Reis, Elezi dos Santos, Fabricio Demetrio, Jenivaldo Marques (Vado), Luiz Boava, Guilherme Fretta e Alexsandro Montini e Adriana.  Todos os desafios valorizaram o produtor rural e a cultura local por meio de atividades do dia a dia com muita diversão e regate.

“Foi ótimo. Eu contava os dias para participar. Tudo isso me lembra da infância.  Eu trabalhei na roça desde os 7 anos, e ajudava a serrar tora,
debulhar milho... Tenho muita saudade deste tempo que hoje pude relembrar. No grupo da terceira idade a gente vira criança de novo e tem oportunidades como essas de recordar e viver o passado”, afirmou  a participante, Paulina F. De Moraes.

Para quem observava de longe, a diversão também era completa. “É muito curioso e emocionante. Eles são muito animados e me diverti muito também. Parabéns por esse momento de resgate e valorização à organização. Tudo o que vimos realmente era uma prática dos nossos antepassados”, afirmou a jovem Rafaela Medeiros. 

Ao final da competição, a organização premiou as equipes vencedoras. Em primeiro lugar ficou a equipe azul, seguido das laranja e verde em segundo e terceiro, respectivamente.  Além disso, o Governo Municipal homenageou com um troféu os idosos presentes com maior idade de cada grupo participante. 

Campeão geral

Primeiro - Equipe Azul
Segundo - Equipe Laranja
Terceiro - Equipe Verde

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul - Maria Luiza Da Rolt