InternetData CenterAssinante

Ama organiza simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista em Criciúma

Evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto na Unesc com diversos especialistas
Ama organiza simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista em Criciúma
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 13/08/2019 às 11:17

A Associação de Amigos do Autista (Ama) está realizando o primeiro Simpósio Sul Catarinense. O evento terá como tema o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As palestras e debates acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto na Unesc. Os encontros são voltados aos estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação.  

De acordo com Sandra Henrique, diretora pedagógica da Ama, a instituição por meio de uma comissão viu a necessidade do evento, isto porque muitas pessoas não conhecem o que é o TEA. “A intenção é trazer informações sobre o autismo e também debater alguns temas. É um evento que queremos realizar todos os anos. É a primeira edição, mas esperamos que não seja a única”, pontua. 

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que ocorre precocemente, com a alteração em processos importantes no desenvolvimento social, cognitivo e da comunicação. Pessoas com TEA apresentam déficits na comunicação e interação social, com pouca flexibilidade para mudanças de rotina, além de dificuldades para compartilhar emoções e integrar as diferentes percepções sensoriais.

Atualmente, a Ama possui 124 alunos de todas as cidades da região Sul de Santa Catarina. “Meu filho foi diagnosticado com autismo, o que fazer? Como trabalhar com crianças autistas? É isso que vamos trazer no evento que vai ter como um dos palestrantes o Jaime Lin. Ele é neurologia pediátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e tem diversas especializações na área”, explica a psicóloga da Ama, Georgia Paula Dias. 

Ainda segundo Georgia, o objetivo deste simpósio é discutir aspectos importantes na atenção das pessoas com TEA, no que se refere ao diagnóstico, avaliação, estratégias de intervenção, bem como inclusão educacional e social. 

Além de Jaime Lin, participarão do evento a Dra. Eliana Gallo, Dra. Cinara Ludvig Gonçalves, Dra. Louise Lapagesse de Camargo Pinto, Morgana Sonza Abitante, Irís Manuji Francioni e Dr. Marco Antônio da Silva. Os interessados em participar do evento poderão se inscrever pelo site (clique aqui).