InternetData CenterAssinante

Uma maneira diferente de usar a internet

Por meio da deep web usuário tem acesso a 100% dos conteúdos disponíveis no mundo virtual
Uma maneira diferente de usar a internet
Foto: Reprodução internet
Por Heitor Carvalho Em 22/05/2018 às 16:10

"Um mecanismo de busca". Essa é a definição dada por Andréia Ana Bernadini, coordenadora do curso de Sistemas de Informação, das Faculdades Esucri, quando questionada a respeito da deep web.

Conhecida por poucos e desconhecida por muitos, a deep web nada mais é do que uma parte da World Wide Web (WWW) mais profunda, que vai além dos sites de notícias, jogos, séries, filmes, e-mails, redes sociais, entre outros.

De acordo com Andréia, a deep web pode ser considerada como uma maneira diferente se usar a internet. "Através dela você não deixa rastros, ou seja, está mais seguro", esclarece.

Ainda segundo a coordenadora, além de estar seguro durante a navegação, o usuário também é capaz de conseguir mais resultados. "Por meio da deep web é possível ter acesso a sites não indexados, sites esses que não aparecem nos resultados de buscadores", afirma.

Por essa razão é que muitos usuários da internet não conhecem se quer nem 5% do seu conteúdo disponível.

Dark Weeb

Em função da deep web ser uma internet sem filtro, é possível encontrar de tudo dentro dela, ou seja, tanto coisas boas quanto coisas ruins. Para a navegação obscura, foi dado o nome de dark web e é nela que muitos crimes acontecem, como venda de drogas ou compartilhamento de pornografia infantil.

Na opinião de Andréia Bernadini, a dark web é a internet usada de forma indevida. "Assim como tudo no mundo tem seu lado bom e lado ruim, com a internet não é diferente", afirma a coordenadora de sistemas.