InternetData CenterAssinante

Sexto encalhe de baleia-franca do ano em Santa Catarina

O atendimento ocorreu nesta segunda-feira, dia 3
Sexto encalhe de baleia-franca do ano em Santa Catarina
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/09/2018 às 17:33

A equipe do PMP-BS/Udesc recebeu um acionamento sobre o encalhe de um filhote de baleia-franca (Eubalaena australis) morta, na barra do Camacho em Jaguaruna/SC. O encalhe foi atendido no dia seguinte pelo Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, capitaneados pelas equipes técnicas da Udesc e do Instituto Australis. O atendimento ocorreu nesta segunda-feira, dia 3.

Tratava-se de uma fêmea com poucos dias de vida, medindo 5,80 metros. Devido o avançado estado de decomposição não foi possível identificar com precisão a causa da morte, mas durante a necropsia confirmou-se que o estômago do animal encontrava-se vazio. 

Este caso soma o sexto registro de encalhe de filhote de baleia franca em 2018 no estado de SC. Também foram registrados mais dois encalhes de filhote no Rio Grande do Sul.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341

Colaboração: Santiago Anguita