InternetData CenterAssinante

Semana Nacional da Conciliação garante desburocratização na resolução de processos

Ação será reforçada com um mutirão na sexta-feira em frente ao Fórum
Por Redação Engeplus Em 07/11/2018 às 19:07

Encurtando caminhos para resolver empecilhos. É com esse objetivo que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, está promovendo a Semana Nacional e Estadual da Conciliação. 

A iniciativa está sendo realizada entre os dias 5 e 9 de novembro, no Fórum da Comarca de Criciúma. Já na sexta-feira, dia 9, visando facilitar o processo para a população, haverá um mutirão de conciliação em frente ao Fórum, que reunirá também outros órgãos municipais. 

A Semana da Conciliação ocorre anualmente no Brasil, envolvendo todos os tribunais e visa promover possibilidades de negociação com devedores que estejam com débitos inscritos em dívidas ativas e não ajuizadas. 

Os processos que apresentarem possibilidade de acordo são selecionados e as partes envolvidas no caso são intimadas para solução do problema. A medida visa reduzir o número de processos na justiça brasileira. 

Débitos não ajuizados ou não protestados também poderão ser negociados com a possibilidade de pagamento com os descontos e prazos previstos no programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite desconto de 99% sobre juros e multas, com o pagamento integral até o dia 21 de dezembro deste ano. 

Mutirão de conciliação 

Na sexta-feira, a ação será reforçada com a realização de um mutirão de conciliação em frente ao Fórum de Criciúma, das 13h às 19h. Quem comparecer ao local também poderá aproveitar a Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Gerência de Agricultura e Agronegócio. 

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), estará realizando distribuição de mudas de plantas nativas. O Procon também estará presente no evento oferecendo orientação aos consumidores. A Secretaria de Saúde disponibilizará testes rápidos e também fornecerá informações sobre o Novembro Azul. 

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Esportes (FME) participarão do evento oferecendo lazer e entretenimento. Bandas e grupos artísticos farão apresentações ao longo do dia.

Leia mais sobre: