InternetData CenterAssinante

Segurança domiciliar e empréstimo consignado são assuntos no Dia do Idoso

Mais de 200 idosos participaram do café informativo para o dia a dia da terceira idade
Segurança domiciliar e empréstimo consignado são assuntos no Dia do Idoso
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 01/10/2018 às 21:30

Difundir informações sobre segurança domiciliar e os cuidados que o idoso deve ter na hora de fazer um empréstimo consignado. Esses foram os temas escolhidos para um café da tarde com um bate papo com a terceira idade de Cocal do Sul nesta segunda-feira, em celebração ao Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro.

O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Assistência social e Conselho Municipal dos Idosos reuniu mais de 200 idosos no salão de festas da igreja matriz. Uma tarde instrutiva que marcou a data com muito aprendizado e informações para o dia a dia dos participantes.  

O evento foi aberto pelo grupo de dança do Grupo da Terceira Idade que apresentou os  anos 80 no melhor gingado, energia e disposição. Ele contou ainda com a participação do prefeito, Ademir Magagnin e a primeira-dama, Maria de Fátima Dajori Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scapato, presidente do legislativo, Roseny Cittadin, secretária de assistência social, Angela Mendes Anjo, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Galatto De Fáveri e conselheiros, coordenadora dos grupos de idosos, Zuleide Maximiano, secretários e diretores municipais.

“A vida é um aprendizado e a gente sempre precisa nos informar e ficar atento ao que é nos oferecido e como devemos agir em caso de necessidade. Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Nós, enquanto poder público, estamos pensando em políticas para levar qualidade de vida aos idosos. Um exemplo é o nosso Centro Dia que em breve estará em funcionamento para a realização de inúmeras atividades. Parabéns a todos os nossos idosos, uma fase que todos nós queremos alcançar”, ressaltaram Ademir e Cirlene.

As atividades educativas foram ministradas pelo Soldado do Corpo de Bombeiro de Urussanga, Henrique Duarte e pelas advogadas, Paula Galatto de Faveri e Luciane Goulart. De forma simples, dinâmica, interativa e com uma série de exemplos, os profissionais transcorreram sobre intoxicação, quedas, armazenamentos de produtos tóxicos, incêndio por curto circuito, como chamar Samu, bombeiro e a polícia em caso de necessidade, vazamento de gás, cuidado com a solicitação de empréstimos, juros, cartão de crédito, venda casada, golpes, trotes, entre outros.

“Esse encontro foi preparado com o objetivo de instruir os nossos idosos com informações importantes para o seu dia a dia. Alertá-los é o nosso dever também e ter acesso a comunicação também contribui para uma melhor qualidade de vida”, afirmou a secretária Angela.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso no Brasil são  mais de 15 milhões de idosos. “Em 20 anos essa população deverá dobrar. A informação que a gente tem dos órgãos responsáveis é que até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados e a expectativa de vida chegará aos 90 anos. Por isso precisamos estar cada vez mais preparados, cuidar da nossa saúde e envelhecer com qualidade de vida. Nós conselheiros atuamos de forma voluntária para buscar cada vez mais um olhar diferenciado para os nossos idosos”, finaliza Márcia Galato De Fáveri.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul