InternetData CenterAssinante

Professores passam por avaliação do Prêmio Acic do Professor neste domingo

Avaliação escrita foi aplicada na manhã deste domingo, 21, na sede da associação
Por Redação Engeplus Em 21/10/2018 às 20:45

Professores de matemática passaram por uma das avaliações do Prêmio de Valorização do Profissional de Educação da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na manhã deste domingo, dia 21, na sede da entidade empresarial.

A Acic lançou no mês de agosto a premiação com o objetivo de resgatar a importância do profissional da educação para a formação da atual e das futuras gerações. A premiação também tem o propósito de incentivar o desenvolvimento de propostas inovadoras em sala de aula. A primeira edição do prêmio tem como foco os professores que atuam na área de Matemática do sexto ao nono ano nas escolas públicas (municipais e estaduais) e nas escolas privadas de Criciúma. 

A avaliação deste domingo contou com 20 questões, sendo 17 questões de múltipla escolha e três questões discursivas elaboradas pela Instituição Técnica Conveniada (ITC), com base nos critérios utilizados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Também esteve de acordo com as competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática, correspondentes aos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental.

“Além de sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, a iniciativa é fundamental para a troca de informações entre os professores, acabamos nos aproximando dos colegas e discutindo a matemática que estamos aplicando na sala de aula”, destaca a professora, Ana Lúcia Printo.

O professor Robson Cechinel também concorda com a importância da premiação para uma autoavaliação. “Desta forma podemos verificar os nossos conhecimentos. As questões discursivas da avaliação exigiram um belo raciocínio para serem concluídas”, observa.

“Com certeza, o prêmio é uma oportunidade de autoconhecimento desses profissionais e para nós também de diagnóstico, uma vez que já realizamos o Prêmio Acic de Matemática, ambos estão interligados. Queremos agradecer muito aos professores que estão participando dessa primeira edição”, reforça a coordenadora de projetos de educação da Acic, Rose Reynaud.  

Demais etapas do prêmio

Além desta prova escrita, os professores que se inscreveram na premiação serão avaliados pela média geral de todas as turmas inscritas no 5º Prêmio Acic de Matemática; pelo fator social do bairro onde a escola está localizada e ainda pela comprovação de uma prática inspiradora por meio de vídeo. Os vencedores serão revelados no dia 13 de dezembro. 

Leia mais sobre: