InternetData CenterAssinante

Parcerias e soluções para municípios na abertura do Congresso de Prefeitos

Evento reuniu aproximadamente 2,3 mil pessoas em Florianópolis
Parcerias e soluções para municípios na abertura do Congresso de Prefeitos
Foto: Diego Redel/ Fernando Tubbs
Por Redação Engeplus Em 13/06/2018 às 09:21

A abertura oficial do Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), reuniu mais de 2.300 pessoas, nessa terça-feira, dia 12, no CentroSul, em Florianópolis. Conduzido pelo presidente da Fecam, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, participaram lideranças políticas federais, estaduais, lideranças institucionais, e mais de 200 prefeitos catarinenses. O ministro de Turismo, Vinicius Lummertz, junto com o governador do Estado Eduardo Moreira, participou do ato, trazendo a SC o programa Prodetur +Turismo.  

Cinco termos de cooperação entre o Sistema Fecam, Governo do Estado, Fiesc, Senai, Tribunal de Justiça, Visiona Tecnologia Espacial foram assinados, cada um com objetivo de desenvolver parcerias em áreas e projetos distintos, para que sejam aplicadas nos municípios. O ato representou o engajamento do Sistema Fecam com as entidades e instituições públicas, com objetivo de encontrar soluções e parcerias para o desenvolvimento das cidades.  

Em sua fala de recepção aos gestores, o presidente enfatizou o papel dos prefeitos e reforçou que as grandes mudanças que o Brasil precisa devem iniciar pelos municípios. "Um Brasil forte, se faz com municípios fortes", afirmou. As dificuldades de administrar as cidades, com baixo orçamento e cada vez mais responsabilidades foi posição unânime das lideranças municipalistas. Segundo o presidente, os gestores têm hoje a necessidade de firmar parcerias para manter suas obrigações e garantir o desenvolvimento das cidades e população. “Buscamos, por meio do Congresso, trocar as nossas experiências e acreditar que muitos dos problemas serão minimizados com aplicação de tecnologia e inovação”, destacou Morastoni.  

Dentro os termos firmados, está o protocolo de intenções com a empresa Visiona Espacial, integradora nacional de satélites, que desenvolverá o nanosatélite VCUB1 de alta resolução espacial em parceria com a Embrapii e Senai/SC. O Sistema Fecam  assina o termo, junto com Governo de SC. Com o nanosatélite em órbita, previsto para primeiro semestre de 2020, será possível atender algumas necessidades da gestão pública como acompanhamento no avanço de obras, planejamento territorial, proteção ambiental, identificação de áreas de risco, entre outras inúmeras situações que envolve sensoriamento remoto (captação de imagem).

Leia mais sobre: