InternetData CenterAssinante

KartSatc participa de sua primeira competição

Equipe irá disputar a categoria Novatos do Campeonato Sul Catarinense
KartSatc participa de sua primeira competição
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 07/11/2018 às 18:03

O projeto KartSatc foi criado e desenvolvido com a participação dos cursos de Engenharia Mecânica e o técnico de Manutenção Automotiva com o objetivo de elaborar um kart próprio da Satc. Após todo o processo de criação e testes, a equipe irá participar da primeira competição. O grupo disputará na categoria Novatos da quarta e última etapa do ano do Campeonato Sul Catarinense de Kart. O evento ocorre de 10 a 11 de novembro no Kartódromo Santa Apolônia, em Morro da Fumaça. 

Após um ano de planejamento e preparação, a proposta passará pelo primeiro desafio. “Estamos indo nessa última etapa para um teste e avaliação do veículo, em busca de aprimoramentos e melhorias. E com isso, nossa intenção para o próximo ano é participar de todas as etapas do campeonato”, salienta o professor, Rafael Ugioni Colombo. 

Vivenciar na prática o que foi desenvolvido pelos alunos em sala de aula é o propósito do projeto. “Eles tiveram todo um período dedicado ao kart, montaram, testaram e vamos finalizar esse ciclo com uma competição estadual para nos qualificarmos. Nossos alunos se empenharam muito para construir um veículo bom, enfim, houve toda uma integração da teoria com aplicação”, destaca o coordenador do curso técnico de Manutenção Automotiva, Adelor da Costa. 

O KartSatc segue todas as normas regulamentadoras e padrões já estipulados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Utilizamos todos os equipamentos de segurança requisitados pelas instituições. A Satc concedeu todo uniforme da equipe, como os capacetes, macacão, luvas, proteção de pescoço e acessórios necessários que garantem a segurança dos nossos alunos”, salienta o coordenador. 

A parceria multidisciplinar entre os cursos envolveu a montagem, modificação e o projeto concreto, com a orientação dos professores Rafael Ugioni Colombo e Gustavo Amboni e do acadêmico de Engenharia Mecânica Felippe Almeida.