InternetData CenterAssinante

Jornada destaca reabilitação do trabalhador e inovação incentivada

Evento abordou educação integral e as agendas da indústria para o desenvolvimento
Jornada destaca reabilitação do trabalhador e inovação incentivada
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 28/06/2018 às 21:22

Investir na reabilitação profissional e em inovações que solucionem os desafios nos negócios já existentes foram as mensagens centrais repassadas por especialistas que participaram da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense na manhã desta quinta-feira, dia 28, em Florianópolis. O evento é realizado na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e abordou educação integral e as agendas da indústria para o desenvolvimento do Estado e do Brasil.

Kemper falou sobre os desafios da digitalização na seguridade social. “Temos que repensar a realidade por conta do mundo digitalizado. Há muitas pessoas vivendo na rua, com medo de um futuro incerto, de que os robôs tomem conta e tirem seus empregos”, alertou o especialista. Na Alemanha, o sistema é sustentado por três pilares: prevenção, reabilitação e compensação. Quando há uma boa reabilitação, não precisamos pagar a compensação. O sistema precisa garantir as mesmas condições de trabalho anteriores ao acidente. Essa é a tríade do benefício”, explicou.

A prevenção é um debate muito controverso e difícil, de acordo com Kemper. Para ele, é necessário ter uma ‘visão zero’ em relação ao mundo do trabalho. “Será que podemos ter um mundo sem acidentes fatais? Sempre que há humanos envolvidos, há erros. Por isso, erros não são evitáveis, mas acidentes graves sim”, alertou o especialista. Ele afirmou que o Brasil possui bons centros de reabilitação, mas que o início do tratamento ainda é muito tardio. “Quanto mais nos afastamos do trabalho, mais difícil se torna a possibilidade de nos reintegrar. Um tratamento mais rápido e breve é o ideal para uma reintegração bem-sucedida”, defendeu Kemper. 

Ordem do Mérito Industrial

Nesta sexta-feira, dia 29, a Fiesc realiza a outorga da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. Serão reconhecidos os industriais Emir Luiz Bressan (Usipe Fundidos e Usinados, de Içara), Gilberto Luiz Zanette (Indústria Santa Luzia, de Braço do Norte), Irani Pamplona Peters (Pamplona Alimentos, de Rio do Sul), Miguel Abuhab (Neogrid, de Joinville), além do presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps. Instituída pela Federação, a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. A cerimônia é exclusiva para convidados. 

Leia mais sobre: