InternetData CenterAssinante

Içara recebe a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento iniciou às 7h45, no Salão Paroquial da Matriz São Donato e encerra às 17h
Içara recebe a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Tânia Giusti/Prefeitura de Içara
Por Thiago Hockmüller Em 10/10/2018 às 10:56

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 10, em Içara, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os debates são promovidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acontecem no Salão Paroquial da Matriz São Donato até às 17h. 

O tema nesta edição é a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Apesar de estar apenas 4ª edição, a conferência tem contribuído para a disseminação de ideias e projetos que assegurem e avancem medidas socioeducativas, de inclusão social, prevenção e enfretamento da violência contra as crianças e adolescentes. “A conferência está maior e vai ter um reflexo positivo. Vamos conseguir alcançar o que temos como meta. A discussão se dá em cinco eixos e reúne profissionais da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar e da criança e do adolescente”, explica a conselheira municipal dos direitos dos adolescentes, Deise Macedo, que também é psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Içara e articuladora do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). 

Os eixos de discussão citados por Deise são: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e espaços de Gestão; e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, além da Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. “A conferência é o ambiente onde o adolescente pode falar e sugerir melhorias. Queremos tornar o evento comunicativo e descontraído, não ficando algo engessado por falas técnicas. Nossa previsão é contemplar cerca de 110 adolescentes”, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Içara, Sérgio Gobbi.   

A partir do evento municipal, serão elencados delegados para representar o município na Conferência Estadual em 2019. 

Leia mais sobre: