InternetData CenterAssinante

Hospital São José divulga números da instituição

Instituição terá em outubro um novo portal da transparência para a população
Hospital São José divulga números da instituição
Foto: Rafaela Custódio
Por Rafaela Custódio Em 04/09/2018 às 13:26

A direção do Hospital São José de Criciúma divulgou nesta terça-feira, dia 4, os números dos últimos meses. Além disso, anunciou que no início de outubro irá lançar um novo site e que na ferramenta haverá um portal de transparência para a população ter acesso aos números da instituição.

A diretora geral do hospital, irmã Líbera Mezzari, comentou que a instituição preza pela qualidade no atendimento. “Buscamos todos os dias pela humanização do atendimento, pela inovação, ética, entre outros valores”, ressalta.

O hospital São José atualmente possui 54 leitos cirúrgicos, 162 leitos clínicos, 25 leitos na maternidade, 10 leitos no berçário e 28 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 279 leitos na entidade. São 1.247 funcionários. O Diretor Administrativo da instituição, Laércio Régis lembrou que a satisfação dos pacientes é de 96% entre o convênio e Sistema Único de Saúde (SUS).

Em média, equipes do hospital realizam 234 partos por mês. São 1589 sessões de quimioterapia mensalmente. Além disso, 72% do atendimento no pronto socorro são pacientes de Criciúma e 27% de outros municípios da região Sul. Já as internações na instituição são 54,38% pessoas de Criciúma e 45,62% de outras cidades. Em agosto, o hospital atendeu 3.366 pacientes.

Já o perfil dos pacientes são de maioria mulheres. Os atendimentos ao público feminino é de 56%. Já os pacientes homens são 44%.

No último ano, o hospital atendeu 194.753 pessoas. Em 2016, foram 250.033 pacientes. Já em 2015, a instituição recebeu 251.525 clientes e em 2014 passaram pela entidade 228.277 usuários da instituição.

Com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Próspera, os atendimentos do hospital deveriam diminuir, mas o infectologista, Raphael Elias Farias explicou que o fato ainda não aconteceu. “A urgência vem se mantendo com o mesmo número de atendimentos, basicamente. É preciso mais informação a população para eles irem aos outros lugares como na UPA ou até mesmo nas Unidade Básica de Saúde”, ressaltou.

Santa Vita

A direção do Hospital São José e a empresa Compacta estão realizando um projeto revolucionário na região. Isso porque, foi realizado um projeto durante cinco anos para uma nova área próximo a instituição. São 8600 metros quadrados. E a obra agregará a entidade. Serão 1900 vagas de estacionamento, além que o prédio servirá para a saúde da região. 

O projeto visa ter duas passarelas que ligarão o hospital a nova instituição. Além disso, o novo prédio terá 30 andares e trará mais força ao São José. “O projeto está pronto. Já apresentamos na prefeitura municipal e foi aprovado, passará por outras aprovações, mas se tudo ocorrer como previsto em janeiro de 2019 as obras iniciarão e terminarão em cinco anos”, finalizou Edilano de Moraes, representante da empresa Compacta.