InternetData CenterAssinante

Halloween é comemorado nesta quarta

No Brasil, poucos lugares festejam data
Halloween é comemorado nesta quarta
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 30/10/2018 às 18:49

A Festa do Halloween (31 de outubro) que é uma tradição principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, também é lembrada em alguns lugares no Brasil, embora de uma forma muito tímida. Em Criciúma, na escola de inglês Fisk, a prática envolve atividades com os alunos todos os anos, segundo a diretora Barbara de Mello Oliveira.

A cultura é trazida para dentro da escola de idiomas. “Há 25 anos que estou na escola, a data é comemorada todos os anos. Este ano, a festa será no dia 31.Geralmente fazemos no sábado, mas este ano será em um dia de semana. Tem gincana, comidas típicas americanas. Uma atividade que os professores preparam que é a toca da bruxa. Os alunos têm tarefas que tem que cumprir no dia. Mas sempre trabalhando a questão do inglês”, explicou a diretora.

Barbara também disse que a única resistência em relação à data é relacionada a religião, e que alguns alunos acabam optando em não participar, pelo contexto histórico. Mas ela ressalta que a ideia é colocar uma fantasia e se divertir. “A Fisk é uma das poucas escolas que faz a Festa do Halloween aqui na região. Em grandes metrópoles as escolas costumam fazer, já em pequenas cidades é mais difícil pela questão da religião”, contou.

 

Sobre o Halloween

Pesquisadores contam que o Halloween surgiu entre o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os corpos dos vivos eram tomados por espíritos que saiam dos cemitérios. É daí que surgiram símbolos como as abóboras enfeitadas, entre outros, que eram colocados nas casas para espantar os espíritos. A festa pagã passou a ser chamada Dia das Bruxas, após ser condenada durante a Idade Média, por ser uma festa pagã.

Leia mais sobre: