InternetData CenterAssinante

Filhote de baleia- franca é resgatado em Balneário Rincão

Equipe de biólogos esteve no local na manhã desta quinta-feira
Filhote de baleia- franca é resgatado em Balneário Rincão
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 30/08/2018 às 15:43

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, biólogos do Museu estiveram na Praia do Torneiro, em Balneário Rincão, para resgatar um filhote de baleia-franca. O animal é um macho e mede cerca de 6,50 metros de comprimento. A causa de sua morte ainda não foi detectada, mas se sabe que foi recente. O Museu foi avisado do encalhe do animal marinho por pescadores locais. O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, atuou no resgate de animal marinho

Durante a tarde desta quinta-feira, profissionais que integram o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA (Área de Proteção Ambiental) da baleia Franca estarão no local para prosseguirem com as coletas necessárias para estudos sobre o filhote de baleia.  

O Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para diminuir os casos.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, explica que em situações de emergência que envolvam risco de vida para os animais marinhos e pessoas é necessário um grande número de pessoas habilitadas para agir, de forma coordenada. “Por isso, a notificação ágil aos órgãos responsáveis sobre uma situação assim é fundamental para a sobrevivência do animal, assim como para obtenção de informações necessárias para adoção de medidas de manejo e conservação destas espécies marinhas”, explica.

A coordenação do Protocolo de Encalhes na Unidade é formada pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, Projeto Baleia Franca, Associação R3 Animal, Udesc/Ceres, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Policia Militar Ambiental.

Colaboração: Milena Nandi - Assessoria de Imprensa - Setor de Comunicação Integrada - Unesc

LEIA MAIS

Filhote de baleia-franca é encontrado em estado de decomposição em Arroio do Silva

Filhote de baleia-franca encalha sem vida em Imbituba

Filhote de baleia-franca estava morto antes de encalhar em Laguna

Filhote de baleia-franca encontrado morto em Laguna