InternetData CenterAssinante

Estudantes da Unesc têm ideias selecionadas pelo Sinapse da Inovação

Hyan e Willian fazem parte de uma das equipes vencedoras
Estudantes da Unesc têm ideias selecionadas pelo Sinapse da Inovação
Foto: Milena Nandi
Por Bárbara Barbosa Em 15/02/2018 às 12:11

O potencial dos estudantes da Unesc foi reconhecido mais uma vez. Duas ideias empreendedoras com o envolvimento de acadêmicos e professores da Universidade estão entre as vencedoras do Sinapse da Inovação, um programa de incentivo ao empreendedorismo que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. A sexta edição do Sinapse selecionou 100 projetos em Santa Catarina – cada um ganhará até R$ 60 mil em subvenção da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para desenvolver seu negócio, entre outros benefícios para capacitações e suporte durante seis meses para alavancar a empresa.

Entre os 100 projetos aprovados no Estado estão o “Biocoating - Revestimento de sementes com matéria orgânica ativa”, que envolve estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc e o “Remediação de solos contaminados por processos oxidativos avançados”, com a participação de alunos do curso de Engenharia Química da Universidade.

A Tec, uma startup dedicada para a utilização de ozônio no processo de recuperação de áreas contaminadas por processos oxidativos, foi o projeto criado pelos alunos de Engenharia Química Willian Acordi Cardoso, Hyan Dias Tavares, pela egressa do curso Ana Carolina Feltrin e pela mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela Unesc, Mariana Borges Polla. Eles desenvolveram toda a ideia, da parte técnica de pesquisa até o plano de negócios – com o apoio do professor da Unesc Elídio Angioletto – e a ideia chamou a atenção dos avaliadores do Sinapse. “É a primeira vez que participamos do programa. Estar entre os 100 selecionados em um universo de 1.700 inscritos foi uma vitória e tanto”, afirma Tavares, que é presidente da Empresa Júnior do curso de Engenharia Química e o responsável pelo planejamento da startup.

O Sinapse é considerado o maior programa de empreendedorismo do Brasil. Em cada edição regional, recebe mais de mil ideias inovadoras. É realizado pela Fundação Certi e promovido pela Fapesc e pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o apoio do Sebrae e a parceria da Unesc e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Unesc