Geral

Criciúma

Estudantes da Unesc têm ideias selecionadas pelo Sinapse da Inovação

Hyan e Willian fazem parte de uma das equipes vencedoras

15
FEV
2018
| 12h11
12h11
Bárbara Barbosa
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Milena Nandi

O potencial dos estudantes da Unesc foi reconhecido mais uma vez. Duas ideias empreendedoras com o envolvimento de acadêmicos e professores da Universidade estão entre as vencedoras do Sinapse da Inovação, um programa de incentivo ao empreendedorismo que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. A sexta edição do Sinapse selecionou 100 projetos em Santa Catarina – cada um ganhará até R$ 60 mil em subvenção da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para desenvolver seu negócio, entre outros benefícios para capacitações e suporte durante seis meses para alavancar a empresa.

Entre os 100 projetos aprovados no Estado estão o “Biocoating - Revestimento de sementes com matéria orgânica ativa”, que envolve estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc e o “Remediação de solos contaminados por processos oxidativos avançados”, com a participação de alunos do curso de Engenharia Química da Universidade.

A Tec, uma startup dedicada para a utilização de ozônio no processo de recuperação de áreas contaminadas por processos oxidativos, foi o projeto criado pelos alunos de Engenharia Química Willian Acordi Cardoso, Hyan Dias Tavares, pela egressa do curso Ana Carolina Feltrin e pela mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela Unesc, Mariana Borges Polla. Eles desenvolveram toda a ideia, da parte técnica de pesquisa até o plano de negócios – com o apoio do professor da Unesc Elídio Angioletto – e a ideia chamou a atenção dos avaliadores do Sinapse. “É a primeira vez que participamos do programa. Estar entre os 100 selecionados em um universo de 1.700 inscritos foi uma vitória e tanto”, afirma Tavares, que é presidente da Empresa Júnior do curso de Engenharia Química e o responsável pelo planejamento da startup.

O Sinapse é considerado o maior programa de empreendedorismo do Brasil. Em cada edição regional, recebe mais de mil ideias inovadoras. É realizado pela Fundação Certi e promovido pela Fapesc e pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o apoio do Sebrae e a parceria da Unesc e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Unesc

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento Atletismo reúne cerca de 200 estudantes na pista da Unesc e encerra JescFuncionária de laboratório criciumense fez parte de esquema de falsificação'Não saí de minha empresa para ser coadjuvante', Flavio Rocha em CriciúmaA Bela e a Fera no palco do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma