InternetData CenterAssinante

Creas promove teatro para conscientizar sobre trabalho infantil

Peça teatral desperta atenção para o tema de forma divertida
Creas promove teatro para conscientizar sobre trabalho infantil
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/06/2018 às 21:05

Neste 12 de junho é comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Para difundir a data, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), irá promover a peça teatral ‘O Moleque’. O espetáculo, da Companhia Láparo Produções, será apresentado na sexta-feira, dia 15, no Teatro Elias Angeloni. Serão duas sessões: às 9h30 e às 14h30. 

A peça é gratuita e aberta ao público. Está confirmada a participação de crianças do serviço de convivência das seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 160 crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), 330 do Bairro da Juventude. A Nossa Casa vai levar as crianças acolhidas na instituição, e devem assistir ao teatro também os meninos atendidos pelo Lar Azul. 

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações articuladas pelos estados e municípios, em parceria com o Governo Federal, visando proteger e retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, resguardando o trabalho na condição de aprendiz a partir de 14 anos. 

O Peti está estruturado em cinco eixos de atuação: informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; identificação com busca ativa e registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; proteção, com transferência de renda, inserção das crianças, adolescentes e suas famílias em serviços socioassistenciais e encaminhamento para serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer ou trabalho; defesa, com reforço das ações de fiscalização, acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas, articuladas com Poder Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares; e monitoramento. 

Trabalho Infantil 

Trabalho infantil caracteriza-se por toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos. Quanto realizado sob a condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se o trabalho for noturno, perigoso, insalubre, ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.