InternetData CenterAssinante

Carnaval com caminhada em preparação para o caminho de Santiago

Retiro acontece de 9 a 13 de fevereiro
Carnaval com caminhada em preparação para o caminho de Santiago
Foto: divulgação
Por Redação Engeplus Em 28/01/2018 às 17:47

Seu sonho é fazer o caminho de Santiago, na Espanha, em algum momento da sua vida? Então, que tal aproveitar o próximo carnaval e se preparar para isso? Este é o objetivo principal do CarnavOikos, uma programação direcionada para pessoas que querem, futuramente, fazer o caminho de Santiago. O evento inicia no dia 9 de fevereiro e se estende até o dia 13, terça-feira, e terá como base o Oikos, em Criciúma, sob o comando do psicólogo e peregrino, Mhanoel Mendes, e sua companheira facilitadora de Yoga, terapeuta e peregrina, De Wotmeyer.

“Já realizamos vários retiros como este e percebemos que, após o evento, os participantes se sentem mais seguros e preparados para enfrentar os mais de 800 quilômetros do caminho Francês, entre Saint-Jean-Pied-De-Port, na França, e Santiago de Compostela, na Espanha”, comenta De Wotmeyer. Segundo ela, neste retiro, os peregrinos vão responder muitas perguntas sobre a peregrinação.

“Pra nós, o caminhante caminha pra dentro de si, ele usa o fora como desculpa”, avalia o psicólogo Mhanoel Mendes. Por isso, o Oikos organiza estes retiros e também grupos para percorrer o caminho europeu buscando uma preparação não só física, mas também psicológica e espiritual. “Realizamos uma preparação que envolve terapias de grupo, individual e, é claro, caminhadas. E ainda acompanhamos lado a lado os participantes em sua peregrinação à Compostela”, lembra.

Durante o CarnavOikos, os participantes vão poder fazer uma simulação do que vão enfrentar no caminho de Santiago, tanto que já vão dormir em alojamento com pessoas que não conhecem e caminhar uma média de 22 quilômetros por dia, durante três dias. Além de Yoga, meditação, filmes, palestras, depoimentos de peregrinos e debates, os participantes do CarnavOikos ainda vão participar de uma cerimônia do Temazcal, também conhecido por sauna indígena ou ritual indígena de limpeza e renascimento.

Mais informações sobre o CarnavOikos podem ser obtidas pelos telefones (48) 3437.8869 ou 99836.8873 (WhatsApp).

Colaboração: Lucas Mendes / Oikos