InternetData CenterAssinante

Alimentos orgânicos ganham presença na mesa dos alunos de Morro da Fumaça

Creches, escolas e entidades passam a receber alimentos orgânicos do município
Alimentos orgânicos ganham presença na mesa dos alunos de Morro da Fumaça
Por Redação Engeplus Em 03/04/2018 às 17:55

As crianças das creches, escolas e entidades ganharam um reforço na alimentação por meio do Governo Municipal de Morro da Fumaça. A Secretaria do Sistema Educacional passou a oferecer alimentos orgânicos adquiridos pela agricultura familiar do município. A cenoura, brócolis, beterraba, milho verde, alface, rúcula, repolho, tempero verde e chuchu foram algumas das opções inseridas no cardápio.

Segundo a nutricionista Carla Espíndola, os alimentos orgânicos contribuem para uma refeição mais saudável livre de agrotóxicos e produtos químicos. “Aumentamos a quantidade de alimentos da agricultura familiar diversificando a oferta de frutas, legumes e verduras. Ao levar às crianças uma refeição nutritiva e balanceada, estamos estimulando para que elas cresçam cultivando hábitos alimentares saudáveis”, declara.

A proposta da secretaria é levar os alimentos orgânicos para todos os alunos das nove escolas municipais. “A medida em que a oferta dos produtos orgânicos aumentar, vai ser oferecido em todas as escolas também. Estamos incentivando mais agricultores a plantar estes alimentos e a buscar a certificação, que possibilita a aquisição do produto pela prefeitura”, conta a auxiliar da Educação, Greicy Zaccaron.

Novos uniformes aos zeladores

Os zeladores que preparam a alimentação e cuidam da limpeza nas creches e escolas receberam um novo uniforme da Secretaria do Sistema Educacional. Com toucas e aventais brancos, eles preparam o cardápio do dia seguindo as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Diariamente mais de 3,7 mil refeições são servidas para mais de 2,6 mil alunos nas escolas de Morro da Fumaça. “O trabalho da educação vai além da qualidade de ensino oferecido na sala de aula. Também nos preocupamos com a questão alimentar, a estrutura física das escolas, a capacitação dos professores e as condições de ambiente adequado para os pais, alunos e colaboradores”, resume a secretária do Sistema Educacional, Márcia Cechinel.

Colaboração: Filipe Casagrande / Prefeitura Morro da Fumaça