InternetData CenterAssinante

Sicredi abraça a doação de sangue no Dia C de Cooperar

Além de programação especial no Hemosc, agências celebram o cooperativismo em iniciativas
Sicredi abraça a doação de sangue no Dia C de Cooperar
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 22/06/2018 às 10:10

A busca por realidades mais justas, sustentáveis e felizes soma milhões de brasileiros e será celebrada, em 30 de junho, no Dia C de Cooperar. O Sicredi, mais uma vez, se une à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na formação de uma corrente do bem pelo país. Na região, a mobilização se concentrará no Hemosc de Criciúma, entre os dias 25 e 29, envolvendo colaboradores, associados e comunidade.

“Será uma programação especial para evidenciar que quando cada um colabora, doa algo ou se doa, o resultado é impactante. Assim é com o cooperativismo, crescemos juntos, com a participação de cada membro e desenvolvendo as comunidades em que estamos inseridos”, enaltece Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

 A expectativa, segundo a responsável pelo setor de captação do hemocentro, Maria Regina Boteon Buttne, é conscientizar que a doação de sangue é um gesto simples, porém fundamental para o atendimento de 25 clínicas e hospitais, de Imbituba a Passo de Torres. “O ideal é registrarmos de 50 a 70 doações por dia, mas nem sempre conseguimos”, relata.

Os doadores também poderão cooperar com outra causa reconhecida na região. No decorrer da semana, o Hemosc será ponto de arrecadação da Farmácia Solidária, iniciativa sem fins lucrativos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que arrecada medicamentos e, após triagem, distribui gratuitamente mediante apresentação de receita médica.

Programação pela região

Pela região, diversas comunidades e instituições descobrirão como a cooperação pode fazer a diferença. Em Araranguá, a Casa Lar Irmã Carmen, atualmente com 42 crianças e adolescentes acolhidos, move o Dia C. Leite, achocolato, bolacha, fralda, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza podem ser entregues na agência e na Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva).

Em Braço do Norte, o Consórcio Intermunicipal da Criança e Adolescente – Ciaca também está contemplado na iniciativa, com a arrecadação de leite e agasalhos.

No Distrito de Rio Maina, a agência convida a comunidade a contribuir com alimentos não perecíveis, a serem destinadas a famílias carentes do distrito. Ainda em Criciúma, no bairro Próspera, a mobilização é por fralda geriátrica, leite e bolachas em prol da Casa de Repouso Bom Jesus. Um dia especial, com almoço e música, marcará a entrega das doações.

Em Tubarão, o Abrigo dos Velhinhos, também participa desta rede do bem. Como principais necessidades, estão leite, adoçante e amido de milho.

Já em Imbituba, colaboradores e parceiros estão mobilizados por melhorias na Casa de Repouso Imaculada Conceição. Um bingo beneficente também será realizado para angariar recursos à entidade.

Em Morro da Fumaça, os trabalhos já iniciaram. Junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf) e parceiros, colaboradores do Sicredi cooperaram para o desenvolvimento de uma horta comunitária em Estação Cocal, a primeira de três. A agência está engajada ainda em arrecadar livros para a Biblioteca Social, iniciativa de moradores da rua Tadeu Sigieski Jr.

Em Içara, o módulo de esportes será repaginado, com a cooperação da Associação Empresarial de Içara (ACII) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A estrutura recebe mais de quatro mil pessoas anualmente.

Já a Casa de Repouso Santo Expedito, em Meleiro, receberá os colaboradores de Forquilhinha para uma manhã de integração, com um café especial e brincadeiras.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2017, o Dia C beneficiou mais de dois milhões de pessoas.