Geral

Criciúma

Mudança na iluminação: a curto prazo, prejuízo; a longo prazo, benefício

Troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED foi proposta por vereadores

16
MAI
2018
| 16h22
16h22
Heitor Carvalho
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Arquivo

Visando melhorar a situação da iluminação na cidade de Criciúma, a Câmara de Veradores do munípio aprovou no ano passado um projeto de lei que solicitava a troca de todas as lâmpadas convencionais dos postes pelas de LED.

Após aprovação por parte da Câmara, o projeto foi encaminhando ao prefeito Clésio Salvaro, que antes de aprovar qualquer projeto de lei consulta a Procuradoria do Munícipio, para estar ciente da legalidade da solicitação. Neste meio tempo, a procuradoria constatou que o projeto de lei era inconstitucional, por violar a separação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, já que a lei municipal nº 6.977/2017 prevê que a iniciativa para situações que gerem custo ao município seja exclusiva do chefe do Poder Executivo.

Após todos os recursos cabíveis por parte da Câmara e da Procuradoria, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina anulou a lei. De acordo com o procurador do município, Evelton David Conti Isoppo, com o resultado conquistado a iluminação da cidade segue inalterada. "A longo prazo a troca seria benéfica, mas inicialmente não. Até porque muitas das lâmpadas usadas atualmente estão em perfeito estado".

No momento, a Prefeitura de Criciúma estuda a melhor forma para a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.

Leia mais sobre: criciuma, iluminação
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento Atletismo reúne cerca de 200 estudantes na pista da Unesc e encerra JescFuncionária de laboratório criciumense fez parte de esquema de falsificação'Não saí de minha empresa para ser coadjuvante', Flavio Rocha em CriciúmaA Bela e a Fera no palco do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma