InternetData CenterAssinante

Câmara Mirim: Eleições nas escolas participantes ocorrem nesta semana

Projeto contempla 13 instituições, envolvendo 52 candidatos e 4.500 eleitores
Câmara Mirim: Eleições nas escolas participantes ocorrem nesta semana
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/04/2018 às 08:49

O projeto Câmara Mirim chega a sua 4ª edição em 2018, e as eleições ocorrerão nesta semana, de hoje a sexta-feira, dia 20, nas instituições participantes. Serão 13 instituições, envolvendo 52 candidatos e, aproximadamente, 4.500 eleitores.

Nesta edição, o Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC), ficará responsável pela apuração dos votos, que ocorrerá na sexta-feira, às 18h, na sede do Legislativo de Criciúma. A vereadora Geovana Benedet Zanette (PSDB), é quem está sob a coordenação do projeto neste ano. Segundo ela, o projeto tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. “Eles aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade”, comentou a vereadora.

Eleitos e diplomados, o programa será composto por 17 Vereadores Mirins que poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. Será assegurada a reserva de uma cadeira de cada sessão legislativa para alunos especiais.

Uma vez ao mês os alunos farão o papel de legisladores mirins, sendo que cada Sessão Ordinária terá a duração de até duas horas e será composta de três partes: Expediente, Horário Político e Grande Expediente. 

O projeto Câmara Mirim é destinado aos alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Com o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as instituições de ensino, a ideia é ensinar as crianças sobre o papel do vereador na sociedade.

Nesta semana, também foi realizada, uma reunião com os representantes de cada escola para repassar todas as informações do processo eleitoral. As votações ocorrem das 8h30 às 12 e das 13 às 16h.