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Um novo projeto para a Interpraias

A partir de Passo de Torres até Jaguaruna, governo busca novo estudo de viabilidade
Um novo projeto para a Interpraias
Foto: Divulgação
Por Denis Luciano Em 06/03/2017 às 20:49

De Passo de Torres a Laguna, serão 139 quilômetros integrando o litoral sul e oferecendo um caminho turístico recortando e unindo as praias da região. Mas isso ainda reside em um sonho futuro e distante. Ou talvez nem tanto. Acontece que o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, que cumprirá agenda em Criciúma nesta terça-feira, adiantou-se em comentar que o projeto da SC-100, a Rodovia Interpraias do sul catarinense, voltará à tona. Ele citou essa intenção quando mencionou um pacote de investimentos em rodovias para a região.

“Estamos retomando o projeto da rodovia Praia Grande-Jacinto Machado, o acesso norte a Laguna, e finalizando até 2018 a Rodovia Ivane Fretta Moreira, em Tubarão, e lançaremos um trecho da Interpraias entre Passo de Torres e Sombrio”, revelou.

Um novo projeto
de Interpraias

O secretário de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Vampiro Cardoso, confirmou que sua equipe está trabalhando na concepção de um novo projeto para a Interpraias de Passo de Torres até Jaguaruna, trecho que ainda não saiu do papel. “Vamos lançar. Mas é um projeto novo. Queremos deixar esse legado, mas precisamos revisar o projeto antigo, pois ele propunha muitas desapropriações. Estamos mudando os modelos, o nome, a terminação, e então vamos entregar o anteprojeto ao governador, para que ele possa licitar o novo projeto”, adiantou.

O secretário Vampiro não confirma qual traçado terá a rodovia, mas é fato que ela sairá de Passo de Torres em direção a Sombrio, pela SC-485, depois até a SC-449, no Balneário Arroio do Silva, e um terceiro lote do Arroio do Silva à SC-445, no Balneário Rincão, e um quarto lote ligando o Rincão ao Arroio Corrente. Daí por diante, a Interpraias já existe, de Jaguaruna até Laguna.

“É uma ideia nova em cima de uma realidade diferente. Não há mais dinheiro para obras de grande vulto como esta, é preciso concepções novas, conforme a lei e os padrões modernos de desapropriação”, pontuou Vampiro. No projeto original, anterior a 2009, cogitava-se que toda a Interpraias poderia custar até R$ 300 milhões.

O que já existe
da rodovia

Em outubro de 2009, o governador Luiz Henrique da Silveira inaugurou 18,1 quilômetros de asfalto entre Jaguaruna e a Barra do Camacho, na então SC-487, a ser posteriormente incorporada à SC-100. Na ocasião, LHS já antecipava o que viria para o trecho seguinte. Em 2013, com investimento superior a R$ 20 milhões, o governador Raimundo Colombo entregou o asfaltamento de 15 quilômetros da Barra do Camacho até a balsa, em Laguna, dando sequência à Interpraias e passando pelo acesso ao Farol de Santa Marta.