InternetData CenterAssinante

Sicredi Sul SC lança o Programa A União Faz a Vida

Iniciativa que dissemina princípios de cooperação e cidadania chega ao Bairro da Juventude
Sicredi Sul SC lança o Programa A União Faz a Vida
Por Redação Engeplus Em 13/08/2017 às 13:17

Uma maneira diferente de aprender e ensinar, permeada por valores como diálogo, solidariedade e empreendedorismo começa a ganhar vida na região. É o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que chega ao Bairro da Juventude, de Criciúma. O deflagrar da parceria será nesta segunda-feira, dia 14, no Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças, às 14 horas. O Cirquinho do Revirado animará o evento com o espetáculo “Arroz e Feijão em colapso no sistema”.

O Programa nasceu em 1995 e alcança hoje mais de 219 mil crianças e adolescentes, em 274 municípios. “O intuito é disseminar uma educação cooperativa, mostrar que, desde a infância, é possível construir em conjunto uma realidade melhor”, destaca o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

Como assessora pedagógica, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) promove a formação contínua dos educadores engajados na iniciativa. “Pensamos que se trata de um programa diferenciado, que não apenas complementa, mas abre um universo novo às nossas crianças. Será uma experiência muito rica”, define a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Zanette.

Rompendo limites da escola

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa A União Faz a Vida. Com a mediação dos educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Assim se constrói uma forma colaborativa de compreender a realidade.

Mais informações podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br.

Colaboração: Daniela de Oliveira Soares/Comunicação Sicredi Sul SC