navegue nos blocos da capa

Geral

Criciúma

Prefeitura promove limpeza de vias públicas

20
ABR
2017
| 18h43
18h43
Redação Portal Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Jhulian Pereira / Decom

A prefeitura de Criciúma promoverá nesta sexta-feira e sábado, na Grande Próspera, um mutirão de limpeza em logradouros públicos. Os trabalhos serão realizados por trabalhadores do programa Criciúma Limpa, com auxílio de 20 apenados.

De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a iniciativa beneficiará os bairros Brasília, Ceará, Ana Maria, Argentina, entre outros. “O Legislativo aprovou uma lei que os proprietários devem manter seus terrenos limpos, roçados e drenados. O poder público também precisa fazer sua parte”, explica.

Nesta quinta-feira, as equipes do programa Criciúma Limpa executaram serviços de limpeza nas proximidades do Pronto Atendimento 24 horas da Próspera.

Limpeza de terrenos baldios

A prefeitura notificou mais de 1,6 mil proprietários de terrenos baldios irregulares em 2017. Conforme a Lei n° 6860, de 6 de abril de 2017, sancionada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o morador é obrigado a manter os lotes limpos.

“Todos os proprietários precisam evitar que a vegetação do terreno não ultrapasse meio metro”, ressalta Kátia. O terreno não deve servir como depósito de lixo, entulhos e materiais inservíveis.

Denúncias de terrenos irregulares podem ser encaminhadas à Ouvidora do Governo de Criciúma pelo telefone 156 ou no site da prefeitura.

Passo a passo

O procedimento (fiscalização) é realizado da seguinte maneira:

- Estando o lote em desconformidade com a Lei n° 6860, o proprietário ou possuidor do terreno será notificado.

- O proprietário terá 20 dias para efetuar a limpeza do terreno irregular.

- Depois de 20 dias, a equipe fiscalizadora da Prefeitura de Criciúma retornará ao local para verificar o cumprimento da norma.

- Constatado o não cumprimento da Lei, a Administração Municipal emitirá Auto de Infração correspondente a dez vezes o valor da Unidade Fiscal do Munícipio (UFM) – cada UFM equivale a R$ 118,00.

- O proprietário ou possuidor do terreno irregular tem cinco dias para apresentar e protocolar defesa na Prefeitura de Criciúma.

- Comprovado que o lote foi limpo, roçado e/ou drenado, após a aplicação do Auto de Infração, a multa poderá ser reduzida em até 30%.

- Em caso de reincidência, será aplicada multa em dobro, passando para 20 UFM.

Limpeza autorizada

Caso o proprietário ou possuidor não apresente defesa ou deixe de providenciar a limpeza do terreno irregular após o prazo, a Prefeitura de Criciúma está autorizada a realizar a limpeza do lote, diretamente ou por meio de empresas credenciadas.

O custo da limpeza será lançado em nome do proprietário ou possuidor constante no Cadastro Imobiliário Municipal, em carnê de IPTU do ano seguinte, ou em dívida ativa municipal. O metro quadrado de terreno limpo custa R$ 3,50.

A Administração Municipal também executará a limpeza de lixo e entulhos. Será cobrado duas UFM por metro cúbico. O proprietário ou possuidor do terreno poderá ter seu nome registrado em cartório caso não quite a dívida.

Colaboração: Ana de Mattia / Decom

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Tigre decepciona galera carvoeiraSemana de Ciência e Tecnologia promove o 2º Workshop de ArqueologiaFim de tarde de engavetamentos em CriciúmaEstudantes recebem certificados do projeto Turminha do FuturoProfissionais reforçam atrações na ExpoMaisAcic recebe quase 600 estudantes para a 2ª etapa do Prêmio de Matemática