navegue nos blocos da capa

Geral

Estação de Esgoto

Pela água limpa e contra o cheiro ruim

12
SET
2017
| 09h57
09h57
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

“Queremos o direito de continuar tomando água pura dos nossos poços artesianos”. Com essa lembrança, Aline Selinger Machinski resume o sentimento de moradores da Vila Selinger, Linha Batista e Demboski que foram ontem até o prefeito Clésio Salvaro entregar um documento no qual reforçam indagações sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Grande Próspera.

“É uma lista de insatisfações e dúvidas da comunidade”, conta Aline. Ela refere que os populares questionam a forma como a Casan está conduzindo o processo de construção da ETE na Vila Selinger. “Apresentamos pedidos para amenizar nossas inseguranças, como análise da água subterrânea e a qualidade do ar, como será controlada”, observa.

Um dos temores da comunidade é que a ETE possa poluir os mananciais. “E tem o odor, que o pessoal da Santa Luzia reclama até hoje mesmo depois dos investimentos que fizeram lá”, reforça Aline. “Existe uma pressão para que a comunidade diga quais medidas compensatórias quer. Não estamos trocando o ar puro e a água de poço de qualidade por outras medidas”, complementa.

O prefeito prometeu apoio. “Estamos ao lado da comunidade e enquanto a Casan não responder a esses pedidos não vamos entregar a licença da prefeitura para a obra”, salienta Salvaro. Na terça-feira da semana passada o prefeito esteve com o presidente da Casan, Valter Gallina, e voltou a tratar do tema. “Pedimos ao presidente que a comunidade seja ouvida”, reforça.

A Casan, por sua vez, segue defendendo que tem todas as garantias de que a comunidade não será impactada com odor ruim ou outras consequências. A ETE está avaliada em mais de R$ 24 milhões e atenderá 33 mil moradores dos bairros Próspera,Vila Rica, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Semana da Baleia Franca começa nesta quinta-feiraGaleria de arte da Acic recebe nova exposiçãoVÍDEO: O terceiro ciclo econômico: do carvão à prestação de serviços e ao comércioVÍDEO: Saiba como separar o seu resíduo e como eles chegam aos catadoresJogadores do Tigre visitam alunos da Educação InfantilExposição Arte, Cultura e Tatuagem chega ao Nações Shopping