navegue nos blocos da capa

Geral

Estação de Esgoto

Pela água limpa e contra o cheiro ruim

12
SET
2017
| 09h57
09h57
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

“Queremos o direito de continuar tomando água pura dos nossos poços artesianos”. Com essa lembrança, Aline Selinger Machinski resume o sentimento de moradores da Vila Selinger, Linha Batista e Demboski que foram ontem até o prefeito Clésio Salvaro entregar um documento no qual reforçam indagações sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Grande Próspera.

“É uma lista de insatisfações e dúvidas da comunidade”, conta Aline. Ela refere que os populares questionam a forma como a Casan está conduzindo o processo de construção da ETE na Vila Selinger. “Apresentamos pedidos para amenizar nossas inseguranças, como análise da água subterrânea e a qualidade do ar, como será controlada”, observa.

Um dos temores da comunidade é que a ETE possa poluir os mananciais. “E tem o odor, que o pessoal da Santa Luzia reclama até hoje mesmo depois dos investimentos que fizeram lá”, reforça Aline. “Existe uma pressão para que a comunidade diga quais medidas compensatórias quer. Não estamos trocando o ar puro e a água de poço de qualidade por outras medidas”, complementa.

O prefeito prometeu apoio. “Estamos ao lado da comunidade e enquanto a Casan não responder a esses pedidos não vamos entregar a licença da prefeitura para a obra”, salienta Salvaro. Na terça-feira da semana passada o prefeito esteve com o presidente da Casan, Valter Gallina, e voltou a tratar do tema. “Pedimos ao presidente que a comunidade seja ouvida”, reforça.

A Casan, por sua vez, segue defendendo que tem todas as garantias de que a comunidade não será impactada com odor ruim ou outras consequências. A ETE está avaliada em mais de R$ 24 milhões e atenderá 33 mil moradores dos bairros Próspera,Vila Rica, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Geninho, Cavalo, Jorginho e Dado na lista do TigreCaravaggio e Metro na frente nas semifinaisSantos Dumont na lista da usina de asfaltoMais um título para o vôlei de base de ForquilhinhaGovernador encerra congresso de despachantes em CriciúmaHSJ ganha reforço de doze leitos em dezembro