navegue nos blocos da capa

Geral

Içara

O asfalto nas orações de Dom Jacinto

Santuário será inaugurado em abril, mas acesso não ficará pronto a tempo

16
FEV
2017
| 20h57
20h57
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Denis Luciano

O mais novo "hospital" da região vai precisar de um acesso asfaltado. E o dito "hospital" será entregue em dois meses. Mas não se trata de um lugar para tratar o corpo. “É da alma”, define o bispo Dom Jacinto Inácio Flach, referindo-se ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, em construção em Içara.

A obra vai adiantada, mas há uma preocupação externa: o atraso na pavimentação do acesso. “A última promessa era que a obra começaria nesta quarta-feira”, diz o bispo. Mas não começou. O asfaltamento foi prometido há quase um ano, orçado em R$ 5,9 milhões, com recursos do Estado. “Mas entendemos que houve problemas burocráticos”, ameniza Dom Jacinto, repetindo os argumentos dos gestores envolvidos, de que houve questionamentos na Justiça à licitação.

O asfalto cobrirá cinco quilômetros da atual estrada de chão que liga a SC-445, em Içara, ao Morro Estevão, em Criciúma. Os vereadores criciumenses precisaram autorizar, ainda em 2016, que a Prefeitura de Içara ultrapassasse o limite dos municípios para tocar a obra até o fim.

Ordem de serviço
na semana que vem

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, dá boas notícias ao bispo. “Hoje as equipes de topografia estão no trecho. Na segunda-feira, as máquinas vão para a pista e a ordem de serviço será assinada quarta-feira, aqui em Içara, com a visita de autoridades”, informa.

Mas na inauguração do Santuário, em abril, a estrada não estará concluída. “É uma obra para 180 dias. Esperamos concluir os primeiros dois quilômetros, da Vila São José até o Santuário, em 90 dias”, estima o secretário. Assim, quando o Santuário for oficialmente aberto, o trecho estará na base, anterior ao asfalto.

A surpresa do
governador

Quando referiu ao governador, em evento há quase um ano, a necessidade da pavimentação, Dom Jacinto citou um dado que surpreendeu Raimundo Colombo. “Milhões de pessoas vão passar por esse Santuário”, disse. “O governador arregalou os olhos, ficou impressionado, e foi muito atencioso, tanto que em oito dias veio a resposta de que o asfalto seria feito”, lembra. 

O bispo enaltece a importância da obra, e reconhece que seria melhor inaugurar o Santuário já com o asfalto. “E além do mais, é uma obra não apenas para o Santuário ou para os católicos e visitantes. É para todos, pois vai permitir mais um acesso de qualidade entre Criciúma e Içara”, lembra Dom Jacinto.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Câmara x Prefeitura: É paz e amor ou não é?Impressões em 60 minutos - Hyundai Creta Prestige – 2017Um paraíso chamado Farol da SolidãoA promessa de um adversário complicadoFormaturas neste dia 20/02Mais de dois mil enfrentam o calor para ver o Tigre