InternetData CenterAssinante

Ônibus já circulam com poesias

Textos selecionados em concurso cultural da ACTU foram conhecidos pela comunidade
Ônibus já circulam com poesias
Foto: divulgação
Por Redação Engeplus Em 08/12/2017 às 11:27

Os passageiros que utilizam o transporte urbano de Criciúma agora poderão apreciar poesias durante o trajeto. Os textos classificados no concurso cultural “A poesia vai de Ônibus”, iniciativa da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e empresas associadas, já estão afixados nos ônibus. O concurso teve como objetivo incentivar a produção poética e dar visibilidade aos escritores, levando os textos selecionados as pessoas que utilizam o transporte coletivo criciumense.

Assim que soube do concurso a professora aposentada Safira Monteiro, de 72 anos, não perdeu tempo, pediu ajuda para a neta e inscreveu a poesia no site da ACTU. “Quando fiquei sabendo do resultado dos classificados, recebi com muita alegria”, conta a professora. Ela já participou de inúmeros concursos pela região. “Neste, escrevi sobre o que é ser mãe. A inspiração ela vem, é um dom. É preciso também ter uma alma romântica”, complementa.

No total foram 153 poemas inscritos e 47 selecionados, sendo que três foram produzidos pelos jurados que trabalharam de forma voluntária, como forma de reconhecimento ao final do concurso. “O que nos chamou atenção foi a diferença de geração. Desde os jovens, de 14 anos, aos mais velhos. Isso foi o que nos surpreendeu. A ideia é realizar nos próximos anos e transformar em ação pontual”, explica Karla Pessoa, supervisora da ACTU.

“A região tem muita gente que escreve bem, no entanto, eles não tem espaço para divulgar. O evento veio para dar visibilidade, transformar os ônibus em livros ambulantes”, ressalta Cristiane Dias, professora e escritora, que foi parceira do concurso. “Esperamos que as pessoas aproveitem, leiam, fotografem e participem do próximo”, conclui.

A partir deste domingo, dia 10, os poemas serão divulgados na página da ACTU no Facebook.

(Colaboração: Clara Fernandes / Novo Texto Comunicação)