navegue nos blocos da capa

Geral

Criciúma

Mais de mil estabelecimentos comerciais são fiscalizados pelo Procon

Ação educativa iniciou em abril e ocorre até o fim de agosto

12
AGO
2017
| 09h54
09h54
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Émerson Justo / Arquivo Decom

Orientar os comerciantes sobre a correta afixação de preços de produtos é um dos objetivos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma. Desde a segunda quinzena de abril, o órgão realiza atividades de auto de constatação em estabelecimentos comerciais do município. Mais de mil comerciantes foram beneficiados pela ação educativa que pretende conscientizá-los a exporem os valores de mercadorias e serviços com precisão e clareza.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, as fiscalizações iniciaram em estabelecimentos comerciais localizados em shoppings de Criciúma. Os profissionais também estiveram na região central e na Grande Próspera. “A ação educativa vai englobar as principais áreas em que estão situados os estabelecimentos comerciais com vitrines. Primeiro, realizamos essa ação que irá até o final do mês e, depois, vamos fiscalizar novamente todas as lojas. Quem não se adequar às exigências, vai ser notificado e multado”, afirma.

A iniciativa é realizada por três fiscais do Procon. “Faltam menos de 200 estabelecimentos para receberem a visita dos fiscais. Eles estão no bairro São Luiz e vão passar ainda pelos bairros Santa Luzia e Rio Maina. Este trabalho de orientação e fiscalização está sendo realizado devido à grande quantidade de estabelecimentos comerciais que apresentavam as informações incorretas ou incompletas na afixação de preços”, explica Santos.

A medida atende ao decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006, que dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre serviços e produtos.

Colaboração: Émerson Justo/Decom

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Mais torcida do Inter, mais dinheiro para o TigreNa última vez, Beto Campos foi campeão contra o InterBoas notícias para o futuro do RincãoSebrae abre as portas para novos negócios na feiraTurismo de eventos e negócios em pautaSicredi inaugura nova agência com horário de atendimento ampliado