InternetData CenterAssinante

Içara deve adotar sistema de ressocialização para limpeza da cidade

Experiência tem se espalhado por Santa Catarina
Içara deve adotar sistema de ressocialização para limpeza da cidade
Foto: divulgação
Por Douglas Saviato Em 24/03/2017 às 12:59

Uma comitiva içarense formada pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon; o secretário de Planejamento, Arnaldo Lodetti Junior; o diretor de Obras, Samuel Matiola; e o vereador, Geraldo Baldissera, esteve nesta quinta-feira, dia 23, em Curitibanos, no Oeste do Estado, para conhecer o projeto que emprega mão de obra dos detentos do regime semi-aberto para limpeza da cidade.

De acordo com o prefeito, essa experiência tem se espalhado por Santa Catarina e Curitibanos foi a pioneira. Na cidade, segundo Gastaldon, população e coordenadores do projeto, elogiam o trabalho de ressocialização realizado na limpeza das ruas. “Nós conhecemos a penitenciária localizada em São Cristóvão do Sul.  Os que cumprem o trabalho de limpeza são do regime semiaberto, já os do regime fechado trabalham dentro de fábricas instaladas no presídio, 100% da mão de obra é utilizada. Provavelmente adotaremos a prática com o semiaberto também em nossa cidade ainda neste primeiro semestre”, adiantou o chefe do executivo.

Segundo o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti, o convênio é celebrado com o Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. “Nesse convênio fica definido a quantidade de detentos e a responsabilidade de cada um. O município paga o salário mínimo nacional por mês e fornece os equipamentos de proteção individual. A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade da Secretaria de Justiça”, explicou.

O salário mínimo que será pago ao Estado pela Administração, tem uma repartição: 25% é destinado ao Governo, 25% à família do detento, 25% vai para uma poupança para ele, e os outros 25% dependendo da decisão judicial vai para a família/estabelecimento que foi causado dano moral.

Colaboração: Tânia Giusti / Comunicação Içara