InternetData CenterAssinante

História de Gramado mobiliza entidades pelo Natal em Criciúma

Evento enalteceu a importância do envolvimento coletivo
História de Gramado mobiliza entidades pelo Natal em Criciúma
Por Redação Engeplus Em 19/09/2017 às 00:47

Criciúma teve mais um importante passo para a construção de um Natal cada vez mais forte na noite desta segunda-feira, dia 18, em um encontro no Centro de Eventos Germano Rigo. A inspiração vem de Gramado, cidade referência nacional pela decoração e os espetáculos natalinos. História narrada pela diretora da Gramadotur, Iara Sartori, que explicou como ocorre toda a organização e como foi possível o pequeno município da Serra Gaúcha se transformar no case de sucesso.

A receita de Gramado tem um ingrediente essencial: o envolvimento coletivo, seja com contribuições em mão-de-obra ou financeira de diferentes segmentos da população. Seguindo os passos indicados por Iara, boa parte da plateia - formada por representantes de entidades e pessoas de diversas comunidades – assumiu o compromisso de botar a mão na massa a partir desta quarta-feira, dia 20, às 18 horas, data da próxima reunião da Comissão de Natal de Criciúma.

“Todas as pessoas que querem o bem de Criciúma são convidadas a estar conosco. O propósito é focado para os próximos 10, 20 anos, mas vamos começar a semear essa ideia a partir de agora. Uma das nossas preocupações é a realidade do tempo exíguo para executar o Natal de 2017, porém acreditamos que com a união de esforços vamos conseguir fazer um belo trabalho”, apontou o presidente da CDL de Criciúma, Gelson Philippi.

O Natal Luz nasceu há 32 anos por meio de um grupo de casais de amigos que se reuniu e resolveu assumir a empreitada. “Nesse tempo todo o Natal vem gradativamente crescendo. Não é fácil fazer as coisas acontecerem, mas precisamos insistir para continuar sempre mobilizando, apesar da consciência do benefício que gera pela movimentação de pessoas na cidade. Acima de tudo é mexer com a autoestima das pessoas que desejam desenvolver a cidade”, comenta Iara Sartori.

Para alcançar as condições de grandiosidade da atualidade, o município de Gramado levou mais de duas décadas. A semente plantada para o fortalecimento do Natal ganhou corpo e hoje uma autarquia independente do poder público e de associações organizadas organiza as atividades natalinas e outros quatro eventos durante o ano todo: o Festival de Cinema, a Páscoa, a Festa da Colônia e o Festival da Gastronomia, contou a diretora da Gramadotur.

Com o investimento de cerca de R$ 25 milhões e uma receita de R$ 34 milhões, o Natal Luz mantém os demais eventos organizado pela Gramadotur durante o ano. “A programação de Natal envolve dois meses e meio de dedicação intensa da comunidade, dos empresários, de todos. Não há uma pessoa que fique de fora”, afirmou Iara.

Clima de Natal

Além do assunto do bate-papo com Iara, o ambiente ganhou ainda mais a cara do Natal com a recepção do Coral Vozes de Esperança, do Bairro da Juventude, a apresentação da banda do Papai Noel e dos Duentes e a chegada do Papai Noel sob as luzes das lanternas dos telefones celulares de todos os presentes no Germano Rigo.

Colaboração: João Pedro Alves / Alfa Comunicação

Leia mais sobre: