InternetData CenterAssinante

Egressa da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Tatiany inscreveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso
Egressa da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura
Por Redação Engeplus Em 08/02/2017 às 10:15

Entre os 10 finalistas do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está Tatiany Frölich, egressa da Unesc. Ela se inscreveu com o projeto desenvolvido para o Trabalho de Conclusão de Curso, que traz a ideia da criação de um Centro de Educação Ambiental em Siderópolis, a ser construído em uma das áreas recuperadas do munícipio. O resultado final sairá até o dia 23 de fevereiro. 

O concurso mobiliza profissionais e estudantes que acreditam na importância da contribuição da construção civil para a sustentabilidade e bem-estar. Nessa edição do Prêmio, os diversos confortos de uma obra - térmico, acústico, visual, modular e de saúde - são o tema central, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas. 

Tatiany comenta que ter sido finalista em um concurso nacional foi surpreendente. “Eu não esperava, me inscrevi sem imaginar que chegaria até o final. Essa competição fortalece uma nova fase da Arquitetura, preocupada com a diminuição de resíduos e com a qualidade de vida”, contou a arquiteta.

Centro de Educação Ambiental

O projeto de Tatiany visa a criação de um local para estimular a mudança comportamental dos moradores de Siderópolis, que vem sofrendo constantes modificações territoriais no processo de recuperação ambiental. “O processo para se alcançar a sustentabilidade inclui novas práticas da população, para que isso se torne possível é preciso disseminar as informações e as atividades de educação ambiental”, ressalta.

No edifício seriam abrigadas atividades de educação ambiental e eventos culturais, com o intuito de aplicar no projeto arquitetônico os princípios da arquitetura sustentável, como a qualidade do ambiente interno, a eficiência acústica e energética. “Recuperação da água da chuva, energia solar, entre outras possibilidades foram implementadas o projeto”, contou Tatiany.