InternetData CenterAssinante

Educadores são inseridos na metodologia do Programa A União Faz a Vida

Formação pedagógica, nessa quarta-feira, mobilizou gestores do Bairro da Juventude
Educadores são inseridos na metodologia do Programa A União Faz a Vida
Por Redação Engeplus Em 23/02/2017 às 12:44

Gestores do Bairro da Juventude vivenciaram, nessa quarta-feira, uma proposta pedagógica voltada à formação de cidadãos autônomos, críticos e solidários ao meio em que vivem. Trata-se da metodologia que move o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa social do Sicredi. O programa começa a ser implantado na Instituição, tendo a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) como assessora pedagógica.

O encontro foi conduzido pela professora Silvana Lehenbauer, doutora em Processos e Inovações Educativas e uma das responsáveis pela disseminação nacional da iniciativa. A União Faz a Vida soma 21 anos de atividades e mais de 200 municípios atendidos. Na região, o programa é pioneiro. “Com muita alegria, investimos na construção de uma educação mais cooperativa e cidadã. Certamente, como acontece em outras regiões, os resultados irão refletir na Instituição e na comunidade”, destaca Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia. Com a mediação dos educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e à comunidade de aprendizagem.

Sobre o Programa

O Programa A União Faz a Vida surgiu com o intuito de difundir o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Mais informações sobre o Programa podem ser conferidas no site auniaofazavida.com.br ou na página facebook.com/auniaofazavida.

Colaboração: Daniela Soares / Sicreedi Sul