InternetData CenterAssinante

Araranguá recebe instalação do Centro Regional de Defesa Civil

Novidade atenderá os 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense
Araranguá recebe instalação do Centro Regional de Defesa Civil
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/08/2017 às 18:49

O município de Araranguá recebeu, nesse sábado, dia 19, a instalação do Centro Regional de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil (Cigerd). A estrutura modular de 150 metros quadrados, dividida em nove módulos, foi montada pela equipe durante a manhã.

O Cigerd Araranguá fica localizado no pátio do Deinfra, na Rua Coronel Apolinário Pereira, no Centro, e contará com sala de videoconferência para a realização de reuniões e capacitações, com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta aos cidadãos, e atenderá os 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e o coordenador regional de Defesa Civil, sargento BM Sebastião Antônio de Souza, acompanharam e vistoriaram a instalação. “Receberemos ainda o radar móvel sul, que ficará em Morro dos Conventos, e está em fase de testes, trazendo maior cobertura meteorológica à região e ao estado”, destacou Schmidt.

O coordenador regional de Defesa Civil lembrou que a estrutura modular do Cigerd é feita de chapa de aço, com acabamento em poliuretano (P.U.), tornando o ambiente acústico e térmico. Ele concluiu que, após a instalação da parte física do Centro Regional, os próximos passos serão acabamento, instalações e mobília, com previsão de conclusão no mês de setembro.

Este foi o 12º Cigerd instalado no Estado, sendo que já receberam os Centros as cidades de São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos, Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Tubarão, Criciúma e Araranguá. Os próximos serão implantados em Joinville, Jaraguá, Taió, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.

Todos os Centros Regionais estarão ligados com Florianópolis, que contará com um Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Colaboração: Leneza Della Krás/Comunicação ADR Araranguá