InternetData CenterAssinante

Acordo mantém sistemas de gestão da prefeitura em funcionamento

Acordo mantém sistemas de gestão da prefeitura em funcionamento
Foto: Jhulian Pereira / Decom
Por Marcelo De Bona Em 26/04/2017 às 20:06

 Após uma longa reunião nesta tarde, entre representantes da Betha Sistemas, da prefeitura de Criciúma, e da procuradoria do município, ficou definido que o sistema de gestão da administração municipal será regularizado a partir desta quinta-feira.

Para isso, a prefeitura deverá realizar contratos emergenciais até a conclusão dos processos licitatórios em andamento. O acordo garantiu a manutenção de serviços como: Portal da Transparência, Atendimento ao Contribuinte via WEB (emissão de certidões, alvarás, boletim cadastral de imóvel, dívida ativa, IPTU, ISS) e Emissão de Notas Fiscais, disponíveis no site da prefeitura.

Confira abaixo, na íntegra, as notas oficiais emitidas no início desta noite pela Betha Sistemas e pela prefeitura de Criciúma:

Betha Sistemas

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com o objetivo de não causar transtornos à população criciumense, o Conselho Administrativo da Betha Sistemas, em conjunto com a Procuradoria do município, o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e sua equipe administrativa, reuniram-se na tarde desta quarta-feira, dia 26 de abril, na sede da empresa.

Em consenso, ficou definido que a situação que envolve os sistemas de gestão disponibilizados pela Betha será regularizada a partir desta quinta-feira, dia 27 de abril. Para isso, a prefeitura municipal deverá realizar contratos emergenciais até a conclusão dos processos licitatórios em andamento. Também foi definido - consensualmente - que a Betha registraria nova penhora de imóvel, em substituição à caução judicialmente homologada anteriormente.

Dessa forma serão evitados maiores prejuízos à municipalidade, voltando à normalidade os serviços oferecidos à população.

 

Prefeitura de Criciúma
 

NOTA

O contrato nº 076/PMC/2013, que disponibiliza a utilização dos sistemas de informáticas para gestão pública municipal, que encerra nesta quarta-feira (26), foi pauta de uma reunião entre Governo do Município e a Empresa Betha Sistemas durante a tarde desta quarta-feira (26).

Após longa conversa, constatou-se no contrato, que o município não ficaria desassistido, tendo em vista uma previsão contratual, no sentido de estar obrigada a contratada a prestar, mediante justa remuneração, todo e qualquer serviço necessário a condução da máquina administrativa, evitando-se a paralisação total ou parcial de setores essenciais da Administração Pública enquanto não ultimado um novo processo licitatório.

Portanto, está garantido, que serviços como: Portal da Transparência, Atendimento ao Contribuinte via WEB (emissão de certidões, alvarás, boletim cadastral de imóvel, dívida ativa, IPTU, ISS) e Emissão de Notas Fiscais, continuará disponível no site www.criciuma.sc.gov.br.

Sabendo que a descontinuidade da utilização do sistema acarretaria em problemas imensuráveis ao município, e os efeitos desta situação seriam sentidos principalmente e de forma direta pela população de Criciúma, a Administração buscou solucionar o problema de forma rápida.

Ainda na reunião, quanto à notificação 3808/08, referente a débitos de ISS, foi oferecido bem imóvel como garantia no processo de execução fiscal, e os demais débitos de ISS estão sendo discutidos administrativamente.