InternetData CenterAssinante

Fechaduras com travamento especial garantem maior segurança

Produtos de funcionamento mecânico trazem inovações nos sistemas de travamento
Fechaduras com travamento especial garantem maior segurança
Por Redação Engeplus Em 01/10/2016 às 16:36

Cartão de visitas de residências e escritórios, uma porta pode até fazer parte da ornamentação dos ambientes. A tarefa de escolher uma fechadura e seus acabamentos se torna decisiva pelo fator design, no entanto os consumidores buscam observar cada vez mais uma nova qualidade no momento da escolha destes produtos: a segurança.
 
Com uma série de inovações, as indústrias do setor aprimoram os produtos para oferecer funcionalidades a fim de garantir a proteção dos clientes. A variedade chega até as portas blindadas, mas o aprimoramento das tradicionais fechaduras trazem soluções mais acessíveis e também com alto nível de segurança, aponta o empresário Felipe Sacheti Netto, da Casa das Fechaduras, empresa associada ao Clube da Decoração e Arquitetura (CDA). 

“As pessoas estão preocupadas com o avanço da violência e o crescimento do número de furtos e roubos em residências e salas comerciais. As portas são os principais meios de entrada, no caso dos apartamentos o único. Portanto, a ampliação dos pontos de travamento ou controle de acessos se tornam essenciais como forma de prevenção”, observa Netto.
 
A evolução das fechaduras trouxe praticidade criando a possibilidade de travar três pontos da porta com até dez bolts (pinos), a partir do cilindro central. A funcionalidade alia estética à segurança, enaltece o arquiteto Eduardo Costa

“Antes quem desejava ter essa segurança precisaria ter dois ou três equipamentos de fechadura aparentes na porta, o que implicava a necessidade de chavear uma de cada vez. Agora há essa praticidade que possibilita uma estética mais agradável”, relata.
 
Chaves e cilindros
 
Os opcionais no mercado de fechaduras trazem ainda chaves tecnológicas aliadas a mecanismos produzidos em aço temperado, material de alta resistência. Entre os mais procurados, destaca Netto, constam as chaves com segredo restrito, exclusivas, feitas por computador, além das fechaduras que constituem a funcionalidade de permissões diferenciadas para cada chave. 

“Nesse sistema, totalmente mecânico, o cliente recebe três chaves de cores diferentes: azul, verde e vermelha. Todas conseguem abrir a porta, no entanto quando a porta é trancada com a chave vermelha, a azul não abre, necessitando que a chave verde, libere novamente o acesso. Essa solução tem sido muito pedida por pessoas que tem funcionários em casa ou escritórios, para que os colaboradores tenham acesso a locais específicos somente nos horários desejados”, explica o empresário.

Colaboração: João Pedro Alves