InternetData CenterAssinante

Conselho do Idoso identifica perfil da terceira idade

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense LTDA (IPC)
Conselho do Idoso identifica perfil da terceira idade
Por Redação Engeplus Em 01/05/2016 às 12:06

Com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos idosos que residem no município, a diretoria do Conselho Municipal do Idoso de Criciúma (CMIC), realizou entre os dias 7 e 31 de março de 2016, uma pesquisa através do Instituto de pesquisa Catarinense LTDA (IPC). A equipe do IPC, entregou em reunião nesta semana, o resultado da pesquisa, que mostrou em um dos itens, que o idoso, em sua maioria, é responsável pela manutenção das despesas da casa.

Segundo a Andréia Bertoncini, que esteve a frente da reunião, a partir de agora o grupo tem como identificar as dificuldades que os idosos encontram. “Podemos a partir deste documento nortear ações, bem como exigir que as leis sejam cumpridas para que nossos idosos tenham qualidade de vida. Vamos apresentar essa pesquisa para o prefeito e queremos que chegue a sociedade para que continuemos firme na busca de uma vida melhor para as pessoas de mais idade”, relata.

Foram entrevistadas 625 pessoas, sendo parte com o próprio idoso, ou com pessoa responsável por ele. Segundo dados do IBGE (2010) e TRE/SC (2016), o município de Criciúma possui aproximadamente 24 mil pessoas com idade superior a 60 anos.

De acordo com Renato Casagrande Rampinelli, sócio-proprietário do IPC, assim como o conselho do idoso, sua equipe busca adquirir as melhores informações para que boas ações sejam realizadas em prol dos idosos. “Os profissionais saíram de porta em porta para saber como anda a vida dos idosos de Criciúma. Ficou bem claro que em sua maioria essas pessoas cuidam de si mesmas. Não medimos esforços para realizar essa pesquisa já que os idosos merecem toda atenção necessária”, destaca Rampinelli.

Colaboração: Milena dos Santos / Prefeitura Criciúma