navegue nos blocos da capa

Geral

Bacia Hidrográfica

Comitê ressalta a importância de preservar a água

Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março

18
MAR
2016
| 12h09
12h09
Amanda Garcia Ludwig
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Amanda Garcia Ludwig

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promoverá atividades no Sul catarinense. O objetivo é mostrar o quanto a água passou a ser um insumo de extrema importância nos últimos anos.

O presidente do comitê, Davide Tomazi Tomaz, afirma que cuidar da água é também cuidar da vida, da economia e do meio ambiente. “O comitê busca uma discussão, junto à sociedade, sobre o futuro da água e do planeta.”

Durante a Semana da Água, comemorada a partir desta sexta-feira, a importância da Barragem do Rio São Bento para a região Sul também será discutida. Segundo o engenheiro civil da Casan, Jaison Speck, esta é uma das principais obras de engenharia do Sul do país, e tem uma importância extrema para o abastecimento da região carbonífera.

Speck explica que desde 2005 a Casan trabalha no Programa de Gerenciamento de Risco (PGE). O programa já foi implementado em sua totalidade de forma interna, e atualmente mais de 70 itens estruturais passam por um monitoramento 24 horas por dia.

O próximo passo, projetado para ser dado neste ano, é implementar o programa também com a comunidade vizinha à barragem. “Com as questões de segurança internas sendo monitoradas, agora passaremos a conversar com a sociedade. Eles serão instruídos sobre como agir em casos de emergências e determinadas situações”, diz Speck.

Concurso

Nesta sexta-feira, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá lançou a 3ª edição do concurso fotográfico. A intenção, segundo o comitê, é atingir crianças e adolescentes que morem nas proximidades de rios da bacia hidrográfica. As fotografias podem ser inscritas a partir de hoje, dia 18, até o dia 16 de maio de 2016.

Programação

As atividades programadas para a Semana da Água são:

- Mostra Cultural no Shopping Della, de 21 a 26 de março, com abertura às 10h30min, no segundo piso do estabelecimento;

- Mostra Cultural na Unesc no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), no hall do bloco XXI;

- Mostra Cultural na escola João Colodel, de Turvo, no dia 23 de março, no período matutino.

Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá

A bacia possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.

O rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d'água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s.

Os principais cursos d'água formadores são: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos.

Leia mais sobre: agua, barragem, semana da água
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Coral Show exalta clima natalino no Nações ShoppingPresidente da Câmara de Florianópolis visita o Portal EngeplusAssociação Unidos Contra o Câncer celebra o NatalCER Musical encanta campus da Unesc com canções natalinasCriciúma unida pela magia do NatalPolicia Civil faz incineração de drogas apreendidas