InternetData CenterAssinante

Uma década de interação online com a região sul de SC

Cerca de 100 mil matérias foram publicadas neste período
Uma década de interação online com a região sul de SC
Foto: Divulgação Engeplus
Por Cyntia Amorim Em 12/04/2016 às 15:38

Os primeiros passos para a implantação do Portal Engeplus começaram em dezembro de 2005, em uma conversa informal entre os proprietários da Engeplus Telecom e o jornalista Nei Manique (que hoje é consultor do site).

Quatro meses após esse primeiro contato, o responsável pelo marketing e desenvolvimento do site, Marcelo Rossi Longo, estreitou o relacionamento com Nei e, juntos, trabalharam na criação do portal. Em 12 de abril de 2006 o Portal Engeplus estava no ar.

“A ideia da empresa era criar um portal para atrair clientes, divulgar a marca e o nosso produto principal: a internet. A partir daí, pensamos que daria para unir esta prestação de serviço a conteúdos com informação jornalística. Foi então que conversamos com o Nei para montar a primeira equipe”, lembra Marcelo.

“O Marcelo me chamou e apresentou o layout do portal. A internet não era uma novidade para mim porque eu já trabalhava em um blog pessoal. Deixei meu site de lado para começar um projeto coletivo. No primeiro ano os jornalistas trabalhavam como voluntários porque o portal não era rentável. Aos poucos a equipe foi conhecendo o perfil do nosso leitor e quais matéria interessavam mais o público”, comenta Nei.

Nei Manique e Marcelo Rossi Longo

A implantação de um portal de notícia – A baixa perspectiva de continuidade do jornalismo diário em papel impresso foi uma das razões para a implantação do portal.

“O jornal impresso estava fadado a desaparecer e a internet começando. Na época, ela não era uma rede condutora de massa, mas foi exatamente isso que nos levou a implantar o portal. Nós entendemos que criando o site no mesmo período em que a rede começava a se afirmar, o portal pegaria carona. O que poderia ser compreendido como dificuldade, encaramos como uma oportunidade”, explana Nei .

“Na época, nem todas as pessoas tinham internet em casa, por isso, pensamos em um projeto dinâmico e com textos sucintos. Nosso público acessava o site, principalmente, durante a semana no trabalho”, complementa.

Equipe de redação e desenvolvimento do Portal Engeplus

As primeiras notícias foram enviadas aos clientes da Engeplus Telecom por e-mail. “Começamos a enviar o link do portal para os clientes informando assuntos de Criciúma e região. Tivemos muitas dificuldades no início. O portal saía do ar sempre que o acesso era intenso, aos poucos nos aperfeiçoamos”, diz Marcelo.

A visão da empresa – A Engeplus Telecom tem comemoração dupla este ano. São 10 anos de portal e 20 anos de empresa. A implantação do site surgiu na metade da história da instituição e tinha como ideia principal ser o cartão de visita e o reforço no marketing da marca Engeplus.

“No começo, as matérias eram reproduzidas de outros sites. A partir do momento que começamos a veicular conteúdo próprio, o site deixou de ser conhecido como apenas institucional da empresa. Existia a ideia de reforçar a marca e a proposta de criar um portal de comunicação. Nos surpreendemos com o impacto que o Portal Engeplus causou na Engeplus Telecom”, destaca o diretor técnico, Rodrigo Zilli.

Equipe técnica Portal Engeplus: Rodrigo Zilli, Felipe Toreti e Marcelo Rossi Longo

Em 10 anos de empresa foram cerca de 100 mil matérias publicadas e 18 profissionais passaram pela redação. “Foi um crescimento notável, mas sempre demos um passo de cada vez. Desde a compra de equipamentos para suprir a demanda, até a contratação de profissionais. Foi assim que conquistamos um site sólido e com suporte para atender a demanda”, declara Marcelo.

E após 10 anos, Marcelo Longo avalia que entre as críticas e elogios, o que não faltam são memórias de um projeto que deu certo. "Mesmo com nossas falhas, não consigo ver pontos negativos. Porque foram nossos erros que nos mostraram como fazer melhor. Sempre olhamos para frente. Acho que este é um dos fatores que fez do site a referência que é hoje”, Marcelo.

“Nós sempre tivemos liberdade de falar do que era conveniente ao nosso público. Nunca tive o sentimento de ser importante ou o técnico. O espírito do Portal Engeplus sempre foi união. Nossas melhores coberturas foram e são em grupo. O sucesso deste projeto se chama equipe e não ego. Esta foi a característica do portal desde o início. Por isso que deu certo e por isso que chegamos aos 10 anos”, completa Nei.

Equipe atual do portal Engeplus

Repórteres
Amanda Garcia Ludwig
Cyntia Amorim,
Douglas Saviato
Marcelo de Bona

Consultor de redação
Nei Manique

Desenvolvimento e Marketing
Felipe Torretto
Marcelo Longo
Rodrigo Zilli

Comercial
Marcus Vinícius Signur

LEIA TAMBÉM
Linha do tempo: 10 anos de reportagens
As caras do Engeplus: conheça quem já fez parte do time