InternetData CenterAssinante

Sem decisão da justiça, Sindicato da Alimentação fecha acordo com JBS em 8%

A negociação foi acordada em reunião na sede da empresa em São Paulo
Sem decisão da justiça, Sindicato da Alimentação fecha acordo com JBS em 8%
Foto: Divulgação
Por Mariana Noronha Em 13/03/2015 às 15:12

Antes mesmo da decisão do processo de dissídio coletivo pela justiça após a greve de dezembro, o Sindicato da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) garantiu em negociação com a JBS o fechamento do Acordo Coletivo de 2014 das agroindústrias.  

Os trabalhadores das unidades de Forquilhinha, Nova Veneza e Morro Grande receberão 8% de aumento geral aplicado sobre os salários de setembro de 2014 e o piso de 8% aplicado sobre os valores anteriores já nos vencimentos de março. Em Forquilhinha a PLR será de R$ 500 e os dias parados serão pagos 50% pela empresa.  

Em Nova Veneza e Morro Grande serão aplicados reajustes de 10% na PPR no valor do ano anterior. As diferenças retroativas a setembro e o desconto dos dias parados deverão ser quitados até 15 de abril. O sindicato se comprometeu em retirar o processo de dissídio coletivo ajuizado no inicio do ano.  

 A negociação foi acordada em reunião na sede da empresa em São Paulo entre o presidente da multinacional Wesley Batista e seus diretores jurídicos, o presidente do Sintiacr, Célio Elias, e o presidente Siderlei de Oliveira, da Confederação Nacional da Alimentação (Contac) após intenso debate. “Esta foi uma importante vitória dos trabalhadores, resultado da organização e mobilização de toda a categoria com apoio da organização da Contac e seus Sindicatos filiados”, pontua o presidente Célio Elias. 

 Conforme o sindicalista foi elaborada uma agenda de reuniões com a direção da JBS e a Contac para debater o plano de saúde.  O primeiro encontro será dia 7 de abril. Em dezembro de 2014, os trabalhadores paralisaram durante nove dias as três unidades da Região. No mesmo dia caravanas de trabalhadores da alimentação de diversas regiões do país protestaram em frente e empresa em São Paulo.

Colaboração: Maristela Bendet / Comunicação Sintiacr