InternetData CenterAssinante

Professores se reúnem para pedir por reajuste salarial, na prefeitura

Prefeito Márcio Búrigo recebeu ofício pessoalmente
Professores se reúnem para pedir por reajuste salarial, na prefeitura
Foto: Mariana Noronha
Por Mariana Noronha Em 02/03/2015 às 16:42

Pouco mais de cem professores se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 2, para pressionar a administração municipal quanto ao reajuste salarial proposto pelo Governo Federal no início do ano. Os profissionais já deveriam receber um aumento de 13,01% na folha de pagamento, desde o dia 6 de janeiro. 

Em fevereiro, conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma, Maria Bárbara Teixeira Righetto, a classe já havia protocolado um oficio solicitando o reajuste,quando Clésio Salvaro ainda era prefeito, no entanto, não tiveram respostas. "Nossa esperança agora é que diferente do outro prefeito, o Márcio Búrigo nos dê um retorno", diz Righetto. 

O ofício solicitava o pagamento imediato aos quase 1,400 professores da rede municipal, inclusive com retroativas referentes ao mês de fevereiro e março. "Nós demos um prazo de dez dias para o prefeito se manifestar. Esperamos o pagamento até o dia 15 de março, em folha complementar", conta a presidente do sindicato. 

O prefeito Márcio Búrigo recepcionou os professores e recebeu o ofício pessoalmente, assinando-o e concordando em responder a classe no prazo estabelecido. De acordo com a secretária de Educação, Rose Reynald, que também recepcionou os profissionais da área, a administração deve avaliar o pedido conforme prazo estabelecido.

"Todos nós sabemos que o professor é o profissional que merece o melhor salário, mas temos que analisar a condição da prefeitura. Não podemos assumir qualquer compromisso antes de avaliar se o município pode pagar. Os professores da nossa rede já ganham um salário acima do piso nacional, temos que ver se haverá possibilidade de fazer esse reajuste", diz. 

Conforme Rose, nos últimos anos o município vem acatando com os reajustes e negociando com o sindicato sempre que possível. Ela acredita que neste ano, haverá o mesmo tipo de negociação. 

A classe deve se reunir em assembleia no dia 10, deste mês, para discutir o assunto.