InternetData CenterAssinante

Nova ponte ganha forma sobre o Rio Tubarão

Primeiro conjunto de 14 estacas no rio foi concluído, sendo que, para compor os três pilares no leito, são necessárias outros 28 conjuntos de estacas
Nova ponte ganha forma sobre o Rio Tubarão
Foto: Muriel Albonico
Por Douglas Saviato Em 31/03/2015 às 07:29

Com três dos oito pilares já prontos e com os trabalhos em outros dois, a nova ponte sobre o Rio Tubarão (sentido Sul/Norte) ganha forma. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) acelera os trabalhos na frente de serviços da cabeceira Sul, onde há mais terreno seco para o avanço da estrutura. Por causa das chuvas das últimas semanas, a forte correnteza no rio impossibilitou a cravação de estacas.

Os três pilares erguidos contam com as travessas prontas. A conclusão desta etapa é importante para permitir a instalação das vigas pré-moldadas, que estão em produção. No leito do rio, as atividades serão retomadas quando a correnteza diminuir. O primeiro conjunto de 14 estacas cravadas no rio foi concluído, sendo que, para compor os três pilares no leito, são necessárias outros 28 conjuntos de estacas.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é o responsável pela execução da nova ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva.

A estrutura antiga foi removida em novembro de 2014 para abrir espaço ao canteiro de obras e a construção da nova estrutura. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul/Norte.

Cuidados – Para a segurança dos trabalhadores, dos usuários e pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte sobre o Rio Tubarão. O isolamento foi feito em ambas as margens da SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e na margem esquerda da rua Cândido Darela, sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas.

Colaboração: Muriel Albonico/Comunicação Dnit

Leia mais sobre: