InternetData CenterAssinante

Laguna irá construir novo parque turístico

A construção será para facilitar o acesso a Pedra do Frad
Laguna irá construir novo parque turístico
Foto: Geraldo Gê / Secom
Por Redação Engeplus Em 22/08/2015 às 08:16

Uma enigmática pedra ao norte do município sempre atiçou a curiosidade dos moradores e turistas. A incógnita de como o rochedo ficou inclinado há milhares de anos deverá ganhar mais um capítulo com a construção do Parque Municipal da Pedra do Frade. Localizado oito quilômetros do centro de Laguna. 

Com recursos de  R$ 1.218.750,00, do Ministério do Turismo e 280.979,83 de contra-partida, totalizando R$1.464.333,49 os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas.

Para o prefeito Everaldo dos Santos, o Parque será o novo cartão postal do município, também irá incrementar o turismo da região. O chefe do poder executivo pretende finalizar todo o complexo do empreendimento. Na última semana, esteve em Brasília em busca de mais recursos para as próximas etapas de conclusão do Parque e para pavimentação do acesso ao local pela praia do Sol até a praia do Gi. 

“O carinho dos lagunenses pelo ponto turístico é unânime. Apesar da distância e acesso dificultado, fazem questão de levar turistas para conhecerem a Pedra”, salientou o arquiteto responsável pelo projeto Victor Fagundes

A inquietação acerca da sua formação - A Pedra do Frade recebeu esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada em um costão rochoso de inclinação de aproximadamente 45º com outra pedra sob ela, com tamanho reduzido. Esta conformação aparenta desafiar a lei da gravidade e são inúmeros os mitos sobre a formação desta rocha.

Os estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de três mil anos. A outra aponta a Pedra do Frade como o marco inicial do Tratado de Tordesilhas. Existe também a crença que a pedra é obra de seres extraterrestres e quem a abraça consegue sentir uma energia fora do normal. O historiador Carlos Marega acredita que a Pedra do Frade está em um ponto de distúrbio magnético terrestre, assim como, ocorre no Triângulo das Bermudas. 

Alguns ditos populares também são conhecidos como a presença de ouro dentro da pedra e também a saída de feixes luminosos à noite. 

Informações: Comunicação Laguna