InternetData CenterAssinante

Espuma em rio chama atenção na SC-445

Exame ajudará a identificar o emissor do material
Espuma em rio chama atenção na SC-445
Foto: Divulgação Governo de Içara
Por Amanda Garcia Ludwig Em 28/10/2015 às 10:20

Desde o início desta manhã, a aparição de uma espuma no rio Três Ribeirões, que cruza a SC-445, em Içara, tem chamado a atenção da população. Uma equipe da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) foi ao local durante esta manhã para coletar material em nove pontos do rio.

Segundo o presidente da fundação, Tomás Manoel Cardoso, o material foi enviado a um laboratório e o resultado deve ser divulgado em uma semana. Assim que o emissor for identificado, a empresa será autuada e estará sujeita a embargo até adequação.

Há pouco mais de 40 dias, outro episódio foi denunciado, mas a coleta não identificou o emissor, ou seja, nenhum ponto apresentou anormalidades que pudessem comprovar a origem do efluente líquido. Hoje, com a espuma em evidência, acredita-se que o resultado da análise dará uma resposta positiva sobre o causador do dano.

O biólogo Ricardo Garcia acompanhou a equipe da Fundai. "Não há indícios de que a espuma seja tóxica, mas sugerimos que a comunidade evite o contato até que se tenha o resultado definitivo", destaca.

Leia mais sobre: