InternetData CenterAssinante

Semana do Meio Ambiente terá vasta programação em Urussanga

Ações de conscientização voltadas à comunidade serão o foco da semana
Por Redação Engeplus Em 01/06/2014 às 11:39

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Fundação Ambiental Municipal e Prefeitura de Urussanga, será comemorada de modo especial, com a participação de diversas entidades, de 2 a 7 de junho. Ações de conscientização voltadas à comunidade serão o foco da semana, que colocará o meio ambiente em destaque.

A semana iniciará com a distribuição de um vídeo institucional elaborado pelo Samae, falando sobre o serviço de tratamento da água no município. “Vamos distribuir este vídeo a todas as escolas de Urussanga durante a semana como forma de incentivar as crianças e adolescente a conhecerem um pouco mais sobre de onde vem a água que utilizamos e as formas de preservá-la”, afirmou o diretor do Samae, Vânio Comin.

Durante a distribuição dos vídeos nas 26 escolas do município, o personagem da FAMU, o Famuzinho, será apresentado aos alunos. “Criamos o personagem para que as crianças pudessem se aproximar ainda mais das questões ambientais, para que elas percebam que é possível fazer algo pelo lugar onde vivemos”, declarou a coordenadora da FAMU, engenheira Bruna Costa.

Também estão na programação sessões de cinema com o filme Lixo extraordinário, que será reproduzido na comunidade de Rio América na quarta-feira, dia 4, às 19h30min, na sede da Ambra para toda a comunidade, a Cooperamérica e familiares. “Queremos que as pessoas envolvidas com o ato da reciclagem e as pessoas do bairro percebam a importância de se trabalhar com os resíduos. Este filme vai retratar o lixo de uma forma bastante diferente do que estamos acostumados”, ressaltou a diretora de Cultura de Urussanga, Daniela Mondardo.

A sessão de cinema também será apresentada na sala do Cinema Multi 3D, às 14h, na sexta-feira, dia 6. “A sala de cinema será reservada para a comunidade da microbacia do Rio Molha que assistirá à mini palestra do professor José Carlos Virtuoso, do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Tudo para que a programação seja bastante válida e enriquecedora para todas as pessoas que, de alguma forma, possam fazer algo a mais pelo meio ambiente”, destacou Bruna.

O Grupo de Escoteiros e o Leo Clube de Urussanga também participarão das atividades da Semana do Meio Ambiente. “Os Escoteiros vão realizar uma ação mais voltada ao comércio numa tentativa de mostrar aos lojistas como evitar o acúmulo de volume das caixas de papelão e com entrega de um presente confeccionado pelo próprio grupo”, pontuou o chefe escotista Carlos Silva.

A Semana do Meio Ambiente terminará no sábado, 7 de junho, com diversas ações na Praça Anita Garibaldi, como exposição fotográfica do Comitê do Rio Urussanga, distribuição de mudas, exposição do Senai com oficina de moda sustentável, além de plantio de mudas nativas pelo Grupo de Escoteiros e Leo Clube de Urussanga. “Queremos também destacar as empresas cidadãs, que colaboram com o projeto Urussanga Sustentável, e realizar a demonstração de confecção de papel reciclado”, finalizou Bruna. 

Colaboração: Karla Ribeiro/Comunicação Prefeitura de Urussanga