InternetData CenterAssinante

Lombadas eletrônicas começam a ser substituídas

Trabalhos devem levar 60 dias. Equipamentos são mais modernos
Lombadas eletrônicas começam a ser substituídas
Foto: Douglas Saviato
Por Douglas Saviato Em 23/07/2014 às 10:16

Começou na manhã desta quarta-feira, dia 23, os trabalhos de substituição das lombadas eletrônicas em Criciúma. A troca iniciou com os equipamentos instalados na avenida Centenário no bairro Nossa Senhora da Salete, região do bairro Próspera. Conforme o gestor de projetos da empresa Eliseu Kopp, vencedora da licitação para a prestação do serviço, Paulo Amarante, as substituições levarão aproximadamente 60 dias. “Todo aparelho será trocado. Os antigos serão desparafusados do solo e os novos serão instalados. Estas lombadas são mais modernas, eficientes e possuem uma imagem superior aos equipamentos antigos”, diferencia Amarante.

Essa substituição estava prevista no edital de concorrência para a escolha da empresa que prestaria o serviço no município. Em uma primeira etapa, os aparelhos serão trocados e, posteriormente, a equipe instalará a parte eletrônica das lombadas. A empresa vencedora da licitação é a mesma que operava na cidade. A Eliseu Kopp, empresa do Rio Grande do Sul, atua no município há quatro anos.

Para orientar o trânsito e manter a segurança dos trabalhadores, a Guarda Municipal de Criciúma atua junto com a empresa na retirada e na instalação das novas lombadas. Dois caminhões e três profissionais atuam no serviço. O motorista deve prestar atenção e reduzir a velocidade nos locais onde ocorrem essa troca.

O novo edital prevê a prestação do serviço por quatro anos. Ao todo, Criciúma possui 111 aparelhos eletrônicos. Após a instalação total, os equipamentos devem ser vistoriados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com a liberação, as novas lombadas começarão a operar na cidade.