InternetData CenterAssinante

Infestação de caramujos africanos é confirmada em Jaguaruna

Recolhimento dos invasores ocorrerá na próxima semana
Por Douglas Saviato Em 25/06/2014 às 11:47

Foi confirmada a infestação de caramujos africanos no Balneário Camacho, em Jaguaruna. Um planejamento de força tarefa envolvendo as Secretarias de Saúde e Obras com apoio da Regional de Saúde e Polícia Ambiental fará o recolhimento dos invasores. Além do recolhimento, as equipes vão realizar orientações com panfletos para a conscientização da população.

“A eliminação dos caramujos deve acontecer com sal e cal, por isso, é importante que as pessoas não tenham contato com esta espécie”, reforça o secretário de Saúde de Jaguaruna, Jailton de Lima. Aproximadamente 200 caramujos africanos foram encontrados em uma casa no Balneário Camacho e em nove quadras em torno da resiência também houve a aparição do caramujo. Esta espécie exótica teria chego ao Brasil na década de 80 para comercialização, devido ao preço inferior ao escargot. Foi trazido ilegalmente e introduzido em fazendas do interior do Paraná, mas escapou para o meio ambiente e adaptou-se em várias regiões do país por causa da umidade.

Doenças Transmitidas

Angiostrongilíase meningoencefálica humana – Dores de cabeça forte e constante rigidez na nuca, podendo causar cegueira, paralisia e distúrbios do sistema nervoso.

Angiostrongilíase abdominal humana – Dores abdominais, febre prolongada, anorexia e vômitos, podendo causar perfuração intestinal e hemorragia abdominal.

Contaminação – A ingestão ou simples manipulação dos caramujos vivos pode causar a contaminação, porque os vermes são encontrados no muco (secreção) do caramujo.

Atenção - Caso os moradores de Jaguaruna tenham vistos caramujos desta espécie nos terrenos das casas podem avisar a secretaria de saúde do município através do telefone: 3624-0198.

Colaboração: Eduardo Zabot/Comunicação Jaguaruna