InternetData CenterAssinante

Frota mínima de ônibus volta a circular

Atualização de matéria às 11 horas /Foram três dias seguidos sem ônibus no município
Frota mínima de ônibus volta a circular
Foto: Douglas Saviato
Por Douglas Saviato Em 06/06/2014 às 07:02

Atualização de matéria às 11 horas/ Depois de três dias seguidos sem ônibus no município de Criciúma, a manhã desta sexta-feira começou com algumas linhas circulando nos três terminais urbanos da cidade (Próspera, Centro e Universitário). De acordo com a determinação da desembargadora, Teresa Regina Cotosky, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), nesta quinta-feira, foi estabelecida que a frota mínima trafegue pelas vias de Criciúma durante o período de greve dos motoristas e cobradores. Por volta das 7 horas desta manhã, os ônibus começaram a circular nos terminais.

Horários – A liminar estabelece que nos horários de pico, das 6 horas às 8h30min, e, das 17h30min às 19h30min, o percentual das linhas em circulação deverá ser de 50%. Nos demais horários, de 30%. Em Criciúma, trafegam 43 ônibus nos horários de pico, sendo oito amarelinhos. Já nos demais horários são 25 veículos, sendo seis amarelinhos. A espera dos usuários para a utilização dos ônibus amarelinho, por exemplo, varia entre 15 e 20 minutos.

Os ônibus intermunicipais, como o Içarense, mantém as mesmas condições em relação a liminar com 50% das linhas nos horários de pico e 30% nos demais horários. De acordo com o gerente da Expresso Coletivo Içarense, Elvio Perucchi, a determinação também é válida para as linhas entre os bairros da cidade.

Mobilização – Os motoristas e cobradores continuam mobilizados na rua Giacomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho. Antes, os grevistas estavam concentrados na frente da garagem da empresa Expresso Coletivo Forquilhinha, mas, por volta das 7 horas, a Polícia Militar de Criciúma pediu que todos se concentrassem há 150 metros da frente da garagem. Esta decisão também foi determinada pela desembargadora nesta quinta-feira. Profissionais também continuam nas imediações da garagem da empresa Critur, no bairro Próspera.

Denúncia – Os grevistas chamam atenção para quem está trafegando os veículos. De acordo com os manifestantes, em decorrência da mobilização dos trabalhadores, há motoristas sem habilitação necessária conduzindo os ônibus nesta sexta-feira. Segundo o coordenador de tráfego do Terminal do bairro Universitário, Marcos Ficagna, todos são habilitados, pois grande parte são coordenadores de tráfego, ou seja, precisam da habilitação para atuarem no cargo. Outros são motoristas.

Alivio aos passageiros - A auxiliar comercial Samira Gilson Bif precisa de três ônibus para chegar ao trabalho e nesta manhã aguardava por um ônibus amarelinho. "Moro do Morro Estevão, passei pelo Centro e vi alguns ônibus, então entrei e estou aguardando a chegada de algum veículo para ir até a Próspera. Com a greve, tive que ir de carona para o trabalho", conta. Pouco depois das 7 horas, os usuários do transporte coletivo recomeçaram a utilizar o serviço. Os usuários também começam a utilizar as paradas de ônibus ao longo da avenida Centenário.

Nova reunião – Ainda não há previsão para o retorno de 100% do efetivo. Às 14 horas, uma nova reunião está marcada para acontecer. Desta vez, o encontro será em Florianópolis, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina com todos os envolvidos nas negociações.